Coworking: opção para compartilhar ideias

Comportamento

Coworking: opção para compartilhar ideias

Conceito de trabalho em que profissionais de diferentes áreas e empresas dividem espaço surge como solução para enfrentar a crise. O modelo incentiva troca de ideias, incita novos aprendizados e expande rede de contatos.

Coworking: opção para compartilhar ideias

Em Lajeado, a Oficina670 foi inaugurada há duas semanas com capacidade de reunir 30 profissionais em ambiente compartilhado. Com a atenção voltada ao notebook, Rodrigo Brod se dedica ao seu estúdio de design, Frente, junto dos sócios Germano Redecker e Vagner Zarpellon.

Na mesa ao lado, Getúlio Neselo Filho inicia o trabalho voltado à engenharia ambiental. Enquanto isso, Marcos Nesello amplia na tela do computador uma planta de projeto arquitetônico. A dupla Pâmela Faleiro e Pedro Carlessi prefere atualizar as novidades da empresa Morama Marcas em papo descontraído no café. Tudo isso em um mesmo espaço.

[bloco 1]

O coworking é modelo de trabalho surgido em 2005 nos Estados Unidos. Consiste em escritório compartilhado, onde profissionais se integram e estreitam rede de relacionamento. É muito mais do que um espaço para trabalhar. A maior intenção é promover troca de experiências e novos relacionamentos profissionais e pessoais.

A Oficina670, aberta em Lajeado no dia 4, é negócio familiar. Os sócios Tiago, Rafael, Marcos e Getúlio Nesello são proprietários também do prédio Genes Work & Shop, onde se localiza a empresa. Abrir um coworking no local era ideia recorrente. “Quando um dos ambientes foi desocupado, percebemos oportunidade.”

Foi longe de Lajeado que Tiago ratificou a possibilidade de abrir negócio de coworking. Os outros sócios conheciam o modelo de trabalho e apoiaram a ideia. Pesou a favor da decisão a característica inovadora de Lajeado e a predisposição do público de usufruir do serviço, constatada em pesquisa de mercado.

O local tem duas salas de reunião, auditório, espaço de recepção e convivência. As mesas de trabalho, com internet, comportam 30 pessoas simultaneamente. Segundo Tiago, o coworking é um facilitador. Para trabalhar no local, o profissional pode escolher entre diversos planos. Não é necessário fiador e nem fechar contrato de um ano. O acordo pode ser feito por horas, turnos ou mês. Os custos são de responsabilidade do coworking.

Para facilitar o acesso e o controle de uso dos serviçõs, os coworkers utilizam sistema de gestão próprio do Oficina670. Podem visualizar horários e espaços disponíveis. Quem quer utilizar o ambiente por poucas horas, basta ir até o local e adquirir créditos de uso em dias variados. Com foco nos que preferem horário fixo, existem planos que garantem mesa liberada nos momentos contratados.

Várias profissões em um só escritório

Entre os profissionais que trabalham na Oficina670, estão Marco, arquiteto, Tiago, advogado, e Getúlio, engenheiro ambiental. Além dos profissionais presentes em horários variados, há também duas empresas em tempo integral: Frente e Morama.

Por conta da gama de serviços, o local não restringe profissões. Marcos cita o exemplo de empresas, indústrias e prestadoras de serviços, onde é incomum haver sala de reunião. Por isso, quando necessitam de uma, tem disponível ambiente planejado com esta finalidade no coworking.

Os profissionais ou empresas de outras regiões, que vem à Lajeado à negócios, também ganham a vez. Os recém-formados, que buscam abrir o próprio negócio, são público do coworking.

As vantagens vão além da economia. O ambiente é compartilhado por pessoas experientes, o que rende ideias e conselhos. “É a oportunidade de dar o primeiro pontapé, pois não precisa de grande investimento e conhecem pessoas que agregam ideias ao seu negócio”, diz Marcos.

O coworking serve de opção para ampliar a rede de contatos de quem trabalha em casa ou em cafés. “Tem gente que gosta de ficar em público, mas precisa de tranquilidade e espaço próprio.” Alguns podem estranhar inicialmente a proposta, considerando uma invasão de privacidade.

“Há quem tenha receio, mas observamos que as pessoas, ao conhecerem e utilizarem o espaço, rapidamente se adaptam a proposta.” Ele ressalta ainda a importância de manter a individualidade “A boa convivência e o respeito com o coworker ao lado é imprescindível.”

Aceitação

Segundo Marcos, o público jovem e mais suscetível a novas ideias se adaptou logo ao conceito. Com uso do auditório, em atividades e palestras, foi reunido público expressivo que aproveitou para conhecer a Oficina670.  O sucesso se dá pela predisposição do público da região de usufruir de um espaço de coworking.

A assistente de relacionamento Betina Koenig ainda ressalta o número de pessoas curiosas sobre os serviços da Oficina670. “Elas se surpreendem com o local.”

Para manter a qualidade do negócio, os sócios apostam em especialização e atualização. Eventos nacionais sobre o tema ocorrem anualmente e é importante participar. Visitar outros coworkings do país ajuda a conhecer novidades do ramo.

Perfil de quem busca pelo coworking:

– Empreendedores que não querem ter gasto de criar e manter escritório próprio;
– Profissional que deseja aumentar o seu networking com pessoas de diferentes áreas;
– Quem deseja mais interação no ambiente de trabalho;
– Profissional que faz uso de home-office, mas se sente isolado no estilo de trabalho.

Acompanhe
nossas
redes sociais