Dália apresenta projeto aos associados

Encantado

Dália apresenta projeto aos associados

Cooperativa pretende estabelecer parceria com municípios para ampliar produção

Dália apresenta projeto aos associados
Encantado

Cerca 250 produtores associados da Dália Alimentos participaram de assembleia sobre o Projeto América Sociedade Avícola (ASA) em Encantado.

Conduzida pelo presidente-executivo Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a reunião detalhou a proposta que visa ampliar a produção de frangos.

Conforme Freitas, os modelos de granja incluem os matrizeiros e o frango de corte. Segundo ele, a intenção do projeto é constituir uma associação gerida pelos produtores, com suporte da cooperativa na elaboração do estatuto e assistência técnica.

Integrantes do ASA terão duas linhas de crédito disponíveis por meio do Sicredi Região dos Vales. O diretor-executivo, Roberto Scorsatto, afirma que a proposta é inovadora e fortalece a cooperação entre a Dália e o Sicredi.

A próxima reunião com os interessados em participar do projeto ocorre no dia 4 de maio, às 14h, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado. No encontro, serão definidos quais produtores integrarão a associação e qual a linha de financiamento será utilizada por cada um.

Nas próximas etapas, serão formatados os grupos, definidas as áreas de terra em cada município participante e encaminhados os licenciamentos para iniciar os empreendimentos. A previsão é produzir 55 mil frangos por dia na primeira fase do empreendimento, dobrando a capacidade no decorrer do projeto. Os investimentos serão custeados pelos produtores, com auxílio dos municípios.

Serão implantadas duas granjas de matrizes recria, com quatro aviários cada; quatro granjas de produção de ovos férteis, com quatro aviários cada; e oito granjas para a produção do frango de corte, com dez aviários cada. O investimento é de cerca de R$ 50 milhões.

Parceria com municípios

A intenção da Dália com o ASA é estabelecer parcerias público-privadas com as administrações municipais. As primeiras a manifestarem interesse no projeto serão priorizadas. Os governos são responsáveis pela doação da área de terras, realização do serviço de terraplenagem e fornecimento da infraestrutura da área onde os produtores interessados em participar do projeto edificarão as granjas matrizes e de frango de corte.

BRF quer ampliar produção

Representantes da empresa BRF estiveram em Encantado na semana passada para debater a possibilidade de ampliar a produção de animais de corte no município. Engenheiro agrônomo da BRF, Luciano Cremonese, falou sobre a intenção de ampliar em três milhões o número de aves abatidas por ano.

Em maio, uma reunião com produtores integrados esclarecerá os detalhes do projeto. Conforme o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento, Roberto Pretto, o município precisa ampliar a produção para manter em atividade os agricultores existentes e ampliar a participação dos jovens no meio rural.

Acompanhe
nossas
redes sociais