Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 25

Estrela

Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 25

Município programa calendário para atender idosos do interior

Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 25

A Secretaria da Saúde começa na próxima segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 para as pessoas dos grupos de risco.

As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) conforme o calendário definido pelo município. Crianças menores de 5 anos serão imunizadas somente na UBS Central, na rua Coronel Brito.

No sábado, 30, ocorre o Dia D de vacinação. Na data, a UBS Central estará aberta das 8h às 17h. Serão imunizadas grávidas em qualquer idade gestacional e puérperas até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, menores de 5 anos e profissionais da saúde.

Indígenas menores de 19 anos de idade com uso prolongado de ácidoacetilsalicílico (risco de síndrome de Reye), pessoas que apresentem penumopatias (incluindo asma), pacientes com tuberculose, cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica), nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento que podem comprometer a função respiratória, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasia e HIV.

Grupos de idosos

Haverá também um calendário específico para imunizar os idosos dos grupos do município, sempre no turno da tarde. Em abril será na Pinguela (dia 25), Glória (dia 26) e Delfina (dia 27). No mês de maio, Costão (dia 2), Arroio do Ouro (dia 3), Linha Geraldo Alta (dia 6), São Luiz/Santa Rita (dia 9); Linha Lenz (dia 11), Linha São José (dia 12) Linha Wink (dia 13), São Jacó (dia 16), Novo Paraíso (dia 17) e Linha Geraldo Baixa (dia 18).

A gripe H1N1 ou influenza tipo A é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe.  Os sintomas são semelhantes aos de estado gripal, mas de uma forma mais grave, com febre alta, tosse, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia e congestão. As complicações são relacionadas às crises de insuficiência respiratória, desde uma pneumonia até o óbito do paciente.

Acompanhe
nossas
redes sociais