Asfaltamento na orla do Taquari gera polêmica

Lajeado

Asfaltamento na orla do Taquari gera polêmica

Moradores questionam necessidade da obra

Asfaltamento na orla do Taquari gera polêmica
Lajeado

Programada para iniciar nos próximos dias, a pavimentação das ruas próximas à orla do Rio Taquari divide as opiniões.

Apesar de a maioria do Comitê Gestor do Centro ser favorável à medida, alguns moradores mostram preocupação com a troca dos paralelepípedos pela cobertura asfáltica.

[bloco 1]

Os principais questionamentos tratam do escoamento e aumento do tráfego e velocidade de veículos. É o caso do aposentado Rivaldo Silva do Amaral, que vive faz 13 anos nas redondezas e frequenta a praça do bairro todos os dias. Ele teme que, além de reduzir a capacidade de absorção da água pelo solo, o local acabe se tornando perigoso para os pedestres. “Com o asfalto os carros vão ficar mais rápidos. Vai ter correria de moto aqui”, prevê.

Contrariando os temores de Amaral, o secretário de Governo, Auri Heisser, afirma que a o objetivo da colocação de asfalto é atrair mais a população para o entorno do Taquari. “A cobertura asfáltica não visa a ampliação do fluxo de carros, mas atrair pessoas para a beira do rio”, afirma Heisser. O secretário garante que a ideia é atrair o trânsito de pessoas para caminhadas e uso da bicicleta.

Mesmo com algumas resistências, o presidente do Comitê Gestor do Centro, Ítalo Reali, afirma que a mudança tem o apoio da maioria dos moradores da área. Ele relata que nas duas reuniões do comitê uma audiência pública foi solicitada com o poder público para debater o assunto. Mesmo assim, Reali defende o asfaltamento e garante que a obra vai melhorar todo o entorno às margens do Rio Taquari.

Assim como Reali, outros moradores defendem a mudança acreditando que o eventual aumento de visitantes seria positivo. É o caso do frentista Felipe Burghardt, que vive faz 28 anos na região. Ele espera que os frequentadores de antes, que, segundo ele “foram todos para o Parque dos Dick”, voltem a frequentar o local.

O secretário Audi Heisser afirma que o asfaltamento é apenas uma das etapas de um projeto de revitalização da orla. Ele garante a previsão de mais melhorias, como ampliação da ciclovia e colocação de placas. Heisser acredita que as mudanças vão atrair visitantes para a beira do rio.

A nova pavimentação será feita no trecho entre as ruas Marechal Floriano até a Osvaldo Aranha e da rua Silva Jardim também até a Osvaldo. Antes que o asfalto comece a ser colocado, será feita a troca do encanamento das vias.

Acompanhe
nossas
redes sociais