Fracaro repassa a presidência do Bruno Born depois de 6 anos

Lajeado

Fracaro repassa a presidência do Bruno Born depois de 6 anos

Vice-presidente José Gravina encabeça chapa às eleições do dia 25

Fracaro repassa a presidência do Bruno Born depois de 6 anos
Lajeado
oktober-2024

Com mais de 12 anos de atuação no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, quase seis deles na presidência, o empresário Claudinei Fracaro, 56, se despede da instituição no fim deste mês.

Além de direcionar mais esforços à carreira profissional, quer oportunizar espaço a novas ideias para a casa de saúde. A chapa única inscrita para a eleição do dia 25 é encabeçada pelo atual vice-presidente, o professor universitário José Batista Gravina.

Fracaro enumera os avanços da instituição desde 2004, quando foi convidado pelo então presidente Ernany Vicente Bender para atuar na diretoria. “Quando entrei mal estávamos iniciando o novo prédio. Montamos, entre outras coisas, a radioterapia. E durante a minha gestão terminamos essa construção e fechamos o acordo com a Univates para trazer a faculdade de Medicina”, aponta ao citar a previsão de término das obras do espaço universitário para agosto.

Com a faculdade de Medicina, destaca, novas especialidades serão oferecidas à comunidade, evitando a necessidade de os pacientes viajar para outras regiões. Comparando a situação do hospital na época em que começou com hoje, lembra que “Quando cheguei haviam cerca de 700 pessoas trabalhando no hospital, por exemplo. Hoje são mais de mil.”

Apesar de mudar a presidência, observa, o restante do grupo seguirá quase idêntico, de forma a garantir o avanço dos projetos elaborados nos últimos anos. “Tenho muito orgulho de ter sido diretor, vice-presidente e presidente. É uma equipe muito boa. Tomei algumas decisões complicadas, que batiam de frente, mas sempre dentro do respeito e da razão.”

A decisão de sair é pessoal. “Nunca dependi do HBB para o meu sustento, até porque é um serviço voluntário. Não tem remuneração”, destaca Fracaro ao citar a necessidade de mais tempo para questões pessoais e profissionais, visto atuar no ramo de exportações.

“Na minha vida toda sempre fui ligado a muitas instituições e entidades”, aponta ao lembrar que também foi presidente da Câmara Júnior de Lajeado, da Acil e vice-presidente da Federasul. Chega a hora, finaliza, que é preciso dar espaço para outras pessoas.

“Equipe bem alinhada”

A saída de Fracaro abre espaço para uma transição natural na história do hospital, onde o vice-presidente passa a assumir as responsabilidades. Com a vaga deixada pelo então presidente na chapa da diretoria, entra o advogado Ângelo Arruda.

Candidato a presidente, Gravina considera uma transição tranquila. De acordo com ele, a equipe está bem alinhada, com um grupo fechado de pessoas. “A nossa proposta é dar continuidade aos projetos, mas com um viés diferente.

Sempre o HBB em primeiro lugar, buscando novas formas de ampliar a receita da instituição.” As decisões, enfatiza o professor, serão colegiadas. “Vamos aumentar cada vez mais o número de reuniões da diretoria para traçar metas, com pelo menos um encontro por semana.”

Acompanhe
nossas
redes sociais