Desde a 5º série, alunos do Colégio Evangêlico Alberto Torres (Ceat) participam de gincanas – uma forma de buscar a integração e discutir questões de caráter, espírito competitivo e formas coletivas de enfrentar desafios.
A 35ª edição da Gincana do Grêmio Estudantil do Ceat iniciou nessa quarta-feira à noite, com o desfile das cinco equipes. Entre os componentes avaliados pela Comissão Organizadora, estava uma ala dedicada à cultura gaúcha.
Até amanhã, as equipes Mohawks, Truman, Maktub, Zum e Hydra realizarão todas as 130 tarefas.
O evento integra os alunos de 6ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, pais, professores, ex-alunos e pessoas da comunidade. Atividades artísticas, culturais, esportivas, recreativas e beneficentes fazem parte das tarefas.
O objetivo é a promoção da integração e do respeito entre os grupos, o incentivo e cooperação no trabalho em equipe e a perseguição a vencer desafios, exercitando a liderança.
O presidente da Comissão Organizadora, Luís Gustavo Glufke, está no 3o ano do Ensino Médio. Participa da gincana faz sete anos. Aos 17, preside pela primeira vem uma comissão como essa. A primeira participação na ação escolar de equipes, há sete anos, iniciou por uma necessidade: a timidez.
Glufke diz que depois das gincanas passou a integrar equipes e conversar mais com colegas. As tarefas ajudaram na desinibição. “Aqui se aprende que sozinho não se faz nada”.
As premiações serão em medalha ao primeiro lugar e troféus destaque para paizão, melhor professor do Ensino Fundamental e Médio, melhor líder e chefe de Q.G., mascote, ex-aluno destaque e chefe de torcida.
Caridade como tarefas
Tarefas como doação de sangue, arrecadação de alimentos e doação de carinho fazem parte das ações beneficentes. Essa última diz respeito às visitas com realização de atividades em entidades como Associação dos Menores de Arroio do Meio, Lar da Menina e outros.
Segundo o presidente, a elaboração de tarefas desafia a criatividade. Existem as ‘rapidinhas’ que valem menos pontos, mas que são disputadas com a mesma vontade pelas equipes.