Clássico marca estreia da Alaf

Liga Nacional

Clássico marca estreia da Alaf

Amanhã, a equipe lajeadense disputa a primeira partida na maior competição brasileira de futsal. O adversário será o Atlântico, de Erechim.

Clássico marca estreia da Alaf

A Alaf completa dez anos nesta temporada e se prepara para mais um momento histórico. Amanhã, a partir das 20h, a equipe faz a estreia na Liga Nacional em um clássico gaúcho diante do Atlântico, em Erechim.

“As principais equipes e os melhores jogadores do mundo disputam a competição. Eles passarão também por Lajeado,” comemora o presidente da Alaf, Alexandre Heisler.

Mesmo sendo novato na competição, Heisler acredita que a equipe possa repetir a boa campanha de 2015, quando ficou na 10ª colocação geral. “ É um ano marcante para o clube e participar da Liga Nacional é muito especial para nós. Esperamos começar bem já neste sábado (amanhã).”

Heisler convida o público para comparecer aos jogos em casa e ajudar ainda mais o clube nesta temporada. Para disputar a competição, a Alaf reforçou o plantel. Dos 16 atletas inscritos, oito nunca atuaram. Nomes como Matheus Ely e Didi apenas figuraram no banco de reservas em alguns jogos na temporada passada.

Os outros que estreiam no campeonato são: Bruninho, Batalha, Gatelli, Kaka, Rafinha e Rodrigo Lopes. Outros oito já disputaram a Liga Nacional. Destaque para o ala Pica-Pau e para o fixo Carlão.

Na estreia de amanhã, a Alaf reencontra um velho conhecido – o Atlântico. Será a segunda vez que as equipes se enfrentam neste ano. O retrospecto é positivo para o time lajeadense – vitória de 2 a 0. Para o jogo, o técnico Giba tem a baixa do ala Pica-Pau, que se recupera de lesão no joelho. Lucas Selbach e Carlão são dúvida.

Os jogadores sofreram um entorse no tornozelo e serão reavaliados. Giba faz mais um treino antes da estreia e deve definir a equipe amanhã. A tendência é que iniciem Chico, Marcelo Giba, Lucas Selbach, Carlão (Rafinha) e Rodrigo Trentin. Para o comandante, o confronto contra o Atlântico será equilibrado.

Fórmula de disputa

A LNF 2016 será disputada por 19 equipes. Na fase classificatória todos se enfrentaram para formação dos confrontos das oitavas de final. A partir desta fase, os playoffs, incluindo a final, os times se enfrentam em dois jogos, sendo o desempenho até ali na competição o que determinará o mando de quadra.

A principal diferença para as edições anteriores está no desempate dos playoffs, além de extinguir a fase de grupos que se seguia após a classificatória. Agora, em caso de vitórias alternadas ou dois empates nas fases decisivas da LNF, teremos prorrogação e decisão por pênaltis.

Curiosidades LNF 2016

*ACBF, de Carlos Barbosa é a maior campeã da competição com cinco taças.
*Marreco, de Francisco Beltrão, é estreante na LNF;
*O Minas, único clube a participar de todas as edições da Liga Nacional de Futsal;

[…]Temos o sonho de passar entre os 16[…]”

Técnico Giba analisa a participação da Alaf na Liga Nacional e aponta os favoritos da competição. Para ele, equipe deve se classificar entre os 16 melhores na primeira fase.

A Hora – Até onde a Alaf pode chegar na Liga Nacional?

Técnico Giba – Quando você começa uma competição, sonha com o título, mas nós primeiramente temos o sonho de passar entre os 16. Em todas as competições, nosso primeiro objetivo é classificar na primeira fase e hoje nosso maior objetivo é esse.

A equipe pode superar a campanha feita ano passado?  17_AHORA
Giba – A equipe de 2016 que foi montada vai brigar para chegar o mais distante possível. Como falei, nosso primeiro objetivo não é competir com a equipe do ano passado e, sim, pode chegar cada vez mais distante. Claro que a gente precisa e quer chegar o mais longe possível, mas isso só será alcançado com o nosso trabalho de dia a dia, de jogo após jogo, só assim poderemos dizer que é possível chegar mais longe que 2015.

Quem são os favoritos ao título?

Giba – Na minha opinião são ACBF, ADC Intelli, Corinthians, coloco também a Assoeva em um patamar não para brigar pelo título, mas para brigar por uma vaga á semifinal. Tem também o Atlântico e o Magnus Futsal que fizeram muitos investimentos. Acredito que dentro dessas seis equipes possa sair o campeão.

Jogos da Alaf na fase classificatória

16/4 – Atlântico x Alaf
23/4 – Alaf x Jaraguá Futsal
2/5 – Minas Tênis Clube x Alaf
9/5 – Alaf x JEC/Krona
21/5 – Alaf x Marreco Futsal
27/5 – São José Futsal x Alaf
30/5 – Magnus Futsal x Alaf
3/6 – Unisul x Alaf
11/6 – Alaf x UFSU
18/6 – Alaf x Assoeva
27/6 – Alaf x Florianópolis Futsal
1o/7 – Concórdia x Alaf
9/7 – Alaf x ACBF
16/7 – Alaf x Copagril
2/8 – Alaf x Cascavel
6/8 – Alaf x Guarapuava
15/8 – SC Corinthians x Alaf
22/8 – ADC Intelli x Alaf

1ª rodada

Hoje
Jaraguá do Sul/SC – Jaraguá Futsal versus ACBF
São José dos Campos/SP – São José Futsal x Florianópolis Futsal
Francisco Beltrão/PR – Marreco Futsal x Cascavel Futsal
Concórdia/SC – ACF x AFSU
Tubarão/SC – Unisul x Corinthians
Joinville/SC – JEC/Krona x CAD

Amanhã
Erechim/RS – Atlântico x Alaf

Segunda-feira
Marechal Cândido Rondon/PR – Copagril x Magnus Futsal

Acompanhe
nossas
redes sociais