Voluntários bancam vagas na universidade

Lajeado

Voluntários bancam vagas na universidade

Programa Fundo 40 beneficia estudantes carentes que buscam graduação na Univates

Voluntários bancam vagas na universidade
Lajeado

A solidariedade de professores e funcionários da Univates tem permitido a graduação de estudantes carentes. Desde 2009, o programa Fundo 40 ganhou força. Hoje são 130 inscritos à espera de vagas do programa.

Integrante da Comissão de Seleção, a psicóloga Cristine Heineck afirma que é preciso mudar a perspectiva das pessoas que têm poucos recursos. “É com a possibilidade de estudar que um futuro diferente pode ser construído.”

A psicóloga diz que é preciso rigor na checagem das informações e dados fornecidos pelo candidato. Trata-se de uma forma de destinar esses recursos a quem precisa. A ideia inicial que partiu de professores e funcionários pode se expandir para fora da instituição.

A intenção é abrir para adesões voluntárias de caráter físico e jurídico, de fora da Univates. Hoje o funcionário técnico-administrativo ou professor autoriza o débito automático na folha salarial. Valor e formas de periodicidade são definidas pelo colaborador. São bolsas que chegam até 80% de desconto nas mensalidades.

Neste edital, serão selecionados até dois estudantes – exceto Medicina e Odontologia – cursos mais caros que poderiam ocupar até cinco bolsas fornecidas. Candidatos ao vestibular podem se inscrever, pois deverão estar matriculados no próximo semestre, em cursos técnicos do Centro de Educação Profissional (CEP) ou graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).

As vagas oferecidas não estão abertas para quem tem Fies ou CrediVates. As inscrições podem ser realizadas no Atendimento Univates, por meio de protocolo e apresentação de formulário de inscrição devidamente preenchido, além da documentação completa, em envelope fechado, conforme edital disponível. As inscrições para quem quiser pleitear as vagas vão até o dia 25.

Avaliações constantes

Além de avaliar alguns critérios específicos, detalhados no edital, a Comissão de Seleção colherá outras informações sobre o candidato, por meio de entrevista, visita à residência ou verificação de documentos como escolaridade dos pais, desempenho escolar do candidato, idoneidade financeira, cadastral e judicial do candidato.

Também avalia o número de disciplinas concluídas, percepção de auxílios públicos pela família (vale-gás, bolsa-família, etc) e de inscrição no Fies. Avaliações são feitas a cada semestre podendo a comissão mudar a decisão conforme mudanças ocorridas na vida do estudante.

Acompanhe
nossas
redes sociais