Hoje, às 21h30min no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o Lajeadense recebe o Figueirense pela partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil. O time do Vale do Taquari quer apagar a má impressão do rebaixamento no Campeonato Gaúcho.
O Alviazul conseguiu a vaga por ter vencido a Copa Luiz Fernando Costa em 2015. O Figueirense, pelo ranking da CBF. Se o representante de Santa Catarina vencer por dois gols de diferença, eliminará o jogo da volta. Quem passar encara o vencedor de Sampaio Corrêa e Inter de Lages.
O clube realizou último treino ontem, quando o técnico Serginho Almeida definiu o time titular. Os três reforços contratados para a competição estão aptos a disputar a partida e começarão como titulares. No lugar de Diego Miranda – que deixou o clube na semana passada – o treinador optou por Jefferson Luís.
Rodrigo Heffner será o titular na lateral-direita, já Basso ocupa a vaga que era do capitão Edson Borges. O time entra em campo no sistema 4-2-3-1 e terá: Paulo Henrique, Rodrigo Heffner, Basso, Léo, Rodrigo Cardozo, Marabá, Reinaldo Silva, Alan Bald, Jefferson Luís, Erik e Ícaro.
Segundo o atacante do Figueirense Guilherme Queiroz, a intenção do técnico Vinícius Eutrópio é usar força máxima no duelo contra de hoje. A equipe titular deve ter: Gatito Fernandez, Leandro Sil, Jaime, Bruno Alves, Marquinhos Pedroso, Elicarlos, Ferrugem, Bady, Dudu, Everton Santos e Rafael Moura.
Fórmula de disputa
De acordo com a fórmula de disputa da Copa do Brasil, se o Lajeadense vencer, empatar ou perder por menos de dois gols de diferença, haverá uma segunda partida em Santa Catarina, com data a ser definida. Se conseguir passar de fase, garantirá R$ 300 mil – dinheiro oferecido pela CBF.
Sobre o Figueirense
Fundado em 12 de junho de 1921 na região central de Florianópolis, o Figueirense é o segundo time mais antigo de Santa Catarina em atividade. Décadas mais tarde, o Figueirense mudou-se para a região continental de Florianópolis, no bairro do Estreito, onde construiu o Estádio Orlando Scarpelli.
A equipe se firmou nos principais campeonatos de futebol do Brasil no início do século XXI, quando se consolidou na disputa da Série A e foi vice-campeã da Copa do Brasil de 2007. Em 2014, o Figueirense retornou à Série A do Campeonato Brasileiro como o único time de fora do Clube dos 13 a conseguir voltar no ano seguinte ao rebaixamento.
É um dos clubes mais bem-sucedidos no futebol de Santa Catarina, com 17 títulos do Campeonato Catarinense e o maior número de participações de um clube catarinense na elite do Campeonato Brasileiro.
No Estadual deste ano, o time não vai bem. No primeiro turno, terminou na sexta colocação com 9 pontos. No segundo, está na terceira colocação com 13 pontos, seis a menos que o líder Joinville.
Lajeadense
Paulo Henrique
Rodrigo Heffner
Basso
Léo
Rodrigo Cardozo
Marabá
Reinaldo Silva
Alan Bald
Jefferson Luís
Erik
Ícaro
Téc: Serginho Almeida
Figueirense
Gatito Fernandez
Leandro Sil
Jaime
Bruno Alves
Marquinhos Pedroso
Elicarlos
Ferrugem
Bady
Dudu
Everton Santos
Rafael Moura
Téc: Vinícius Eutrópio