Fruki apresenta projeto durante festividade

Paverama

Fruki apresenta projeto durante festividade

Paverama completou 28 anos de emancipação

Fruki apresenta projeto durante festividade
Vale do Taquari

Na data em que o município comemora os 28 anos de emancipação política e administrativa, recebeu a visita do presidente da Fruki, Nelson Eggers. Ele apresentou à comunidade o projeto do novo complexo industrial da empresa, que será instalado na cidade em um investimento de R$ 200 milhões

A apresentação ocorreu no Centro Comunitário Evangélico. O prefeito Vanderlei Markus falou sobre a relevância de um projeto dessa magnitude. Segundo ele, a indústria deve resultar uma arrecadação de ICMS 70% maior em relação à atual.

Markus enalteceu a transparência e a cordialidade com que a Fruki conduziu as negociações. Conforme o prefeito, a definição de Paverama como sede da nova fábrica, anunciado no dia 4 deste mês, marca as comemorações deste ano. “Devido à crise dos municípios,Nelson Eggers abriu a apresentação lembrando que ele e seu pai nasceram em Paverama. Contou histórias de amigos na cidade da época do colégio e disse ter revisto alguns conhecidos de infância na noite de ontem.

Ressaltou o esforço da administração para viabilizar o empreendimento. Conforme Eggers, para disponibilizar o espaço pretendido pela empresa, o município se esforçou para garantir um acordo entre vários proprietários de pequenas áreas.

Além da disponibilidade de área, outros dois fatores determinantes para a decisão da empresa, conforme o presidente, foi a disponibilidade de água em grande quantidade e a proximidade de uma rodovia.

Sonho antigo

De acordo com presidente, as mais de 75 cidades interessadas no empreendimento demonstra o carinho dos gaúchos com a Fruki. Segundo ele, o complexo foi planejado para assegurar cem anos de evolução na empresa.
Além disso, também deve marcar a entrada da empresa no mercado de cervejas. “Era um sonho pessoal antigo que vamos concretizar.”

História do município

Antes da colonização, a área onde hoje se encontra a sede do município foram habitadas pelos indígenas que, supõe-se, eram os mesmos que habitavam as margens do Rio Taquari. Eram os chamados ‘índios Patos”. Na localidade de Morro Bonito, por exemplo, há uma gruta com curiosos desenhos gravados em disposição sistemática nas lajes de arenito, dando impressão de um mapa de aldeamento primitivo.

O início da colonização deu-se ao final do século XVIII com a chegada dos açorianos, oriundos de Taquari. Aos poucos, foram tomando posse de lotes no lado sul do antigo Travessão Morais. Segundo pesquisas, por volta do ano de 1817 haviam terras escrituradas em nome de Joaquim de Souza Pereira.

Os alemães chegaram mais tarde, entre os anos de 1860 a 1875, oriundos de São Leopoldo, fixando-se onde hoje são as localidades de Santa Manoela e Morro Azul. A cidade de Paverama se originou de terrenos ao norte do Morro Bonito, denominado inicialmente de Matos Realengo. Em 1892, recebeu o nome de Arroio Grande.

Anos mais tarde, Paverama passou a ser conhecida pelo nome de Picada São Miguel na Colônia particular de Morro Bonito, pertencendo a Miguel Luiz da Silva. Só em dezembro de 1944 surgiu o atual nome da cidade, cuja origem indígena e significa “a terra de todos”, ou “terra da paz”. A emancipação foi confirmada em 13 de abril de 1988.

Acompanhe
nossas
redes sociais