Clube de mães angaria fundos para viagens

Você

Clube de mães angaria fundos para viagens

Dia de bingo virou momento de descontração e alegria para centena de mulheres

Clube de mães angaria fundos para viagens
Lajeado

Mulheres têm no Clube de Mães a saída para a depressão, a solidão e o exercício mental necessário a partir dos 60 anos. Conhecer novos lugares e pessoas por meio das excursões as motivam a desligar a TV.

A média é de cem pessoas para cada rodada semanal do bingo. Elas expõem artesanatos, panos de prato, doces em calda e guardanapos para vender. Segundo a presidente do Clube de Mães Unidas Venceremos do bairro São Cristóvão, Nelci Coletti, as viagens são o principal objetivo.

As atividades, no entanto, ultrapassam o simples rateio de despesas. Muitas ações são voltadas a campanhas que beneficiam pessoas de baixa renda no Hospital Bruno Born.

Segundo Nelci, o clube é um refúgio da solidão. O ponto de encontro é alternativa à monotonia. “A troca de experiências, as conversas sobre doenças ou acontecimentos valem muito.” A maior perspectiva do ano está voltada às excursões.

De acordo com a presidente, essa motivação, somada às brincadeiras, restabelece a confiança delas próprias que chegam muitas vezes de bengala ou cadeira de rodas e, mesmo assim, não perdem uma reunião.
Algumas excursões vão para fora do estado, no litoral catarinense. O lugar preferido delas, segundo Nelci, é Marcelino Ramos, onde visitam as águas termais. Outro com destino requisitado é Piratuba (SC).

Bingo para o raciocínio

O clube promove três grandes bingos por ano. Os menores ocorrem toda segunda-feira das 14h às 17h, no Salão Paroquial do bairro. São atividades disputadas, que lotam as mesas de cartelas, grãos de milho, pastéis e garrafas de água.

A cada número anunciado, uma expectativa diferente. No momento em que alguém faz bingo, uma explosão, um comentário geral entre os participantes e só. O silêncio deve ser restabelecido. Alguns têm dificuldades de audição, então, é preciso atenção aos números sorteados. “O silêncio vale ouro.”

Para a presidente, o exercício mental ajuda a manter a lucidez. “É tudo uma questão de sorte e de ficar atento.” Para cada aposta de R$ 0,10, pode-se faturar cinco vezes o valor. A cada bingo feito, uma nova rodada de números inicia. “E uma nova chance que elas têm de vencer na próxima”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais