Acordo entre empresas cria alternativa

Arroio do Meio

Acordo entre empresas cria alternativa

Espaço adaptado na entrada do município tem potencial de reduzir fluxo no Aimoré

Acordo entre empresas cria alternativa
oktober-2024

A divisão do fluxo de caminhões entre um estacionamento criado no bairro Aimoré e uma área de até 18 mil metros quadrados, na entrada do município, pode ser a alternativa para o problema histórico no trânsito local.

A assinatura do contrato de parceria entre BRF e a cooperativa Vale Log, para construção de um pátio de triagem para os fornecedores de matéria-prima da unidades da multinacional, deve efetivar a proposta.

De acordo com o presidente da cooperativa, Adelar Steffler, há um acordo para o desenvolvimento da iniciativa em parte dos três hectares disponíveis ao lado da ERS-130. Nele, serão feitos as marcações de chegada dos caminhões, além das autorizações de descarregamento.

O espaço seria locado pela multinacional e contaria com serviços, hoje, indisponíveis na área utilizada pelos motoristas. Eles teriam acesso a banheiros, restaurante e espaços destinados para descanso e banho. “Não será um hotel cinco estrelas, mas vai ser um local bom para eles ficarem.”

De acordo com Steffler, a iniciativa é baseada em uma proposta feita há dez anos, na época da criação da cooperativa. No período, a falta de apoio inviabilizou o projeto. Na área projetada para o pátio de triagem, seria possível acomodar até cem caminhões.

Conforme o presidente, serão realizados orçamentos com empresas para fazer as demarcações e construção da infraestrutura. Ainda não há estimativa do valor, mas as propostas serão apresentados aos 168 sócios. Entre as demandas indicadas por ele, está a instalação de uma lombada eletrônica na rodovia estadual. Para Steffler, a medida resultaria em mais segurança aos condutores e a situação se assemelha à de outras empresas às margens da ERS-130.

Aumento de trajeto

Entre os caminhoneiros, a proposta é vista com ponderações. Há 20 anos na profissão, Olavo Huber, 47, acredita ser necessário pensar alternativas para facilitar o acesso ao pátio da Vale Log. “É válido, mas assim fica meio fora da rota. Hoje, falta organização e bom senso. Cada um se vira como pode.”

De acordo com ele, a maior parte dos veículos abastecem a empresa pelo sentido Lajeado-Arroio do Meio. Com a necessidade de se deslocar até os trevos das cidades para fazer os retornos, estima um aumento do trajeto em mais de dez quilômetros.

Resultados com o tempo

Segundo o prefeito, Sidnei Eckerdt, os resultados mais imediatos da proposta devem ser sentidos na redução do acúmulo de trânsito de caminhões no bairro. Segundo ele, a tendência é de continuidade do uso de área próxima à multinacional por transportadores de ração.

O local tem capacidade de acomodar até 50 caminhões. Eckert afirma que a indicação dos profissionais foram analisadas durante os debates sobre o tema. “Para resolver a questão do bairro, vai-se intensificar o fluxo na ERS-130, mas é preciso aguardar os resultados.”

A alternativa surgiu após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em março, entre os empresários e o Ministério Público. Pela proposta, os caminhões podem utilizar parte da rua Presidente Vargas até o início de maio.

As primeiras tratativas na busca de uma solução para as reclamações de usuários da via entre o bairro Aimoré e o São Caetano ocorreram em 2009. O impasse gerou mobilizações populares.

Acompanhe
nossas
redes sociais