Flores e pizzas integram cardápio

Você

Flores e pizzas integram cardápio

Cidade conhecida pela característica empreendedora, Santa Clara do Sul é palco de alguns dos maiores eventos do Vale do Taquari

Flores e pizzas integram cardápio

Santa Clara do Sul é reconhecida pela importância histórica e oferece boas opções de turismo ecológico. Passeios pelo interior levam o visitante a mirantes que possibilitam vista impressionante do Vale.

Cascatas, trilhas e moradias singelas rodeadas de flores exóticas rendem ótimas imagens. As pizzas deste pequeno município têm um sabor inigualável. Algumas são feitas de flores.

A colonização que teve início em 1869 deixou um legado. Como mostrado no Guia Vem, publicado pelo jornal A Hora, a cidade é conhecida pela característica empreendedora. A cada dois anos, ocorre a SantaFlor. Hoje, as quatro floriculturas produzem em média 40 mil vasos por mês, em um espaço de 14 mil metros quadrados.

O município de seis mil habitantes carece de hospedagem, mas em um dia se pode realizar passeios pelo interior onde há belezas naturais imensuráveis. Apreciar os impressionantes mirantes no alto da localidade de Chapadão ou na vizinha Picada Stumpf é passeio obrigatório.

De lá, é possível enxergar boa parte do Vale do Taquari. Nas localidades de Alto Arroio Alegre e Serrana, existem ainda excelentes opções para trekking. É possível chegar às cascatas e pequenas corredeiras por meio de trilhas cercadas de paredões de rocha e mata nativa, recomendadas para aventureiros.

Percorrer as sinuosas estradas de chão pelo interior do município é um passeio indicado para ser feito com veículo adequado ou de motocicleta. Exemplo disso são os que se aventuram mata adentro por trilhas em terrenos íngremes. É possível visitar casarões antigos, construídos em estilo enxaimel.

Muitos estão abandonados, a exemplo do prédio onde funcionou durante anos uma fumageira, em Picada Santa Clara, no antigo Prinz. Há também muitas taipas de pedra que atravessam campos e desaparecem da vista.

No centro, vale uma visita ao Centro Cultural. O prédio histórico, construído em 1888, serviu de escola, hotel, delegacia e subprefeitura. Hoje está reformado e abriga um museu que expõe peças dos antigos imigrantes e uma biblioteca. Dedique alguns minutos para visitar a imponente igreja matriz, construída toda em pedra grés, em 1916. A torre tem mais de 40 metros de altura e na parte interna há lugar para 800 pessoas.

Acompanhe
nossas
redes sociais