Reload Sindilojas instiga revolução empresarial

Lajeado

Reload Sindilojas instiga revolução empresarial

Especialistas mostram saídas para superar metas

Reload Sindilojas instiga revolução empresarial
Lajeado
oktober-2024

Diante de um mundo em constante evolução, o Reload Sindilojas 2016 provoca os empresários a promover uma revolução na gestão dos negócios.

O evento realizado ontem no Clube Tiro e Caça reuniu especialistas em formação de equipes e desenvolvimento empresarial.

Com o tema “Revolução: você participa ou assiste?”, o encontro foi aberto com um bate-papo com o empresário e palestrante carioca Edmour Saiani. Criador do curso Gestão Prática de Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Saiani abordou dicas de gestão e empreendedorismo. Ele também proferiu a palestra principal do evento, intitulada “Atitude Incrivelmente Diferente do Usual.”

Para o palestrante, os empresários brasileiros enfrentam um momento de dificuldade dobrada, devido à crise política e econômica e à necessidade de se adaptar às mudanças de um mercado em constante mutação.

Segundo ele, o setor precisa investir em inovação, e promover na equipe de trabalho o incentivo a novas ideias e conceitos. “O líder precisa buscar constantemente a qualificação, para se adaptar de forma mais eficiente às mudanças do mercado.”

Saiani defende o desprendimento de conceitos e processos que foram eficientes no histórico das empresas, mas acabaram perdendo a eficácia ao longo dos anos. “É uma questão urgente, pois pode significar a sobrevivência do negócio.”

O palestrante ressalta a importância do investimento no recrutamento de pessoas. Segundo ele, os empresários devem garimpar talentos no mercado de maneira incessante, seja para contratação de novas equipes ou para a substituição de funcionários que decidiram seguir outros rumos na carreira.

Destacou ainda formas de manter o entusiasmo das equipes, incentivando ideias e propostas para a empresa. “Se instigarmos nossos funcionários a apenas cumprirem ordens para receber o salário, teremos uma equipe desanimada”, afirma. Por outro lado, acredita que equipes incentivadas a buscar inovações para a empresa se sentem importantes no processo e alcançam a excelência.

Oficinas

O evento teve ainda dois workshops simultâneos. Um deles foi ministrado pela psicóloga organizacional Fernanda Bertuol. O outro, pelo teólogo, comunicador social e consultor, José R. Peiroton.
O consultor abordou a otimização das relações interpessoais, destacando ferramentas para a gestão de conflitos nas equipes de trabalho para melhoria dos resultados nos negócios.

“É fundamental investir em relacionamento e no desenvolvimento das pessoas”

A psicóloga Fernanda Bertuol comandou o workshop “Equipe de Alta Performance”. Especialista em Psicologia Organizacional e Personal Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, falou sobre os atributos dos grupos focados em resultados de excelência e o papel do líder na formação dessas equipes.

A Hora – O que define uma equipe de alta performance?

Fernanda Bertuol – São pessoas que se reúnem por uma meta ou objetivo que a empresa precisa. Nos meus estudos sobre o tema, cheguei à conclusão de que a alta performance está naquela equipe que entrega além da meta. É formada por pessoas em busca da promoção do crescimento da empresa, que trabalham para crescer, se desenvolver e serem melhores, respeitando o espaço do outro, mas para superar a própria meta.

– Qual o desafio dos empresários para formar uma equipe de excelência?

Fernanda – Alguns pontos precisam ser estimulados pelo negócio, outros pelas atitudes do líder e outros devem ser provocados para que as pessoas mesmo façam. O negócio precisa ter valores claros, um propósito e um RH estratégico. A empresa deve investir nas pessoas e trabalhar a consciência da remuneração por resultados. Também reconhecer a contribuição das pessoas para atrair e reter o talento. O líder precisa transmitir essa informação e deixar esses objetivos claros. Deve estar próximo das pessoas, trabalhando o feedback e reconhecendo os pontos fortes e fracos de cada um. É fundamental investir em relacionamento e no desenvolvimento das pessoas.

Quais atitudes do líder neste contexto?

Fernanda – Ele deve provocar as pessoas para que elas tenham os seus objetivos e olhem para a sua performance. Você não consegue mobilizar por um resultado se a pessoa não tem um objetivo que ela mesma queira alcançar. É preciso promover na equipe o que você promove dentro do negócio. Uma frase que me marca muito fala sobre isso: para que eu possa construir nos outros o que eu quero, isso deve estar em abundância dentro de mim.

Muitas empresas enfrentam dificuldades para recrutar de maneira acertada e para reter talentos assediados pelo mercado. Como superar essas questões?

Fernanda – Essa é a realidade do nosso século. Ter especialistas, que saibam fazer e apresentar resultados com comprometimento e dedicação. Temos que nos preparar para passar por essa realidade, buscando a paixão das pessoas. Incentivar o que ela sabe, gosta e não só o que ela precisa fazer. Para ter pessoas que realmente queiram fazer o que você propõe, é preciso deixar esses objetivos claros no momento da contratação. Mas o empresário também precisa ter consciência de que prepara as pessoas para o mundo e para o mercado.

Qual a importância de momentos de qualificação e atualização do empresariado?

Fernanda – É essencial. Todo ser humano, independente da posição que ocupa, precisa de eventos como o promovido pelo Reload Sindilojas. São momentos de se conectar com sua performance e de poder acessar o novo, o diferente e a informação de qualidade. Com isso, é possível conseguir resultados positivos e diferenciados em um mundo que está em constante mudança e exige, portanto uma constante atualização.

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