Barbieri integra lista da seleção

Paratriathlon

Barbieri integra lista da seleção

Lajeadense é o 10º do mundo e hoje estaria classificado aos Jogos Paralímpicos do Rio 2016

Barbieri integra lista da seleção

O coordenador de Paratriathlon da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Rivaldo Martins, divulgou nota oficial com a convocação da seleção brasileira da modalidade.

Entre os seis para-atletas da lista, está o lajeadense André Barbieri, atual 10º do ranking mundial. Ele integra a equipe nacional durante o período de 1º de abril a 30 de novembro deste ano.

Barbieri, que teve parte da perna esquerda amputada após acidente de snowboard em março de 2011 que quase lhe custou a vida, formará o time nacional com Fernando Aranha Rocha, Jorge Camargo Fonseca, Marcelo Collet e Silva Mauro, Carlos Rafael Fonseca Viana e Tamiris Hintz.

Conforme a CBTri, os atletas convocados devem remeter, até o fim desta semana, todo o planejamento técnico das competições oficiais e não oficiais, além das programações de treinos para este ano. Após o recebimento das programações individuais, a confederação definirá o apoio a ser dado no calendário competitivo de cada atleta.

O apoio será restrito às competições nacionais, internacionais e estágios de treinamento conforme planejamento da CBTri. No entanto, o fato de pertencer à seleção brasileira não garante a classificação para todos os eventos internacionais. Para isso, o atleta deverá apresentar nível técnico adequado para competir, conforme avaliação técnica da própria confederação.

Para 2016, o principal objetivo da CBTri é preparar os atletas da seleção para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Além disso, busca preparar a seleção brasileira para a Grande Final do Campeonato Mundial em Rotterdam, na Holanda.

“Vai me dar ainda mais moral”

Barbieri mora na cidade de Santa Bárbara, no estado norte-americano da Califórnia. De lá, comentou com a reportagem sobre a aguardada convocação, e falou sobre as perspectivas de garantir uma vaga nos jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. “Ajuda a me dar ainda mais moral. É uma prova de que meu trabalho está funcionado”, comemora.

Após a última prova do Pan-Americano de Paratriathlon, realizada em Sarasota, no estado norte-americano da Flórida, Barbieri alcançou o almejado grupo dos dez melhores do mundo na modalidade. Na competição, que é conhecida por garantir maior número de pontos para a corrida olímpica, o lajeadense ficou com o bronze na categoria PT2.

Agora, ele aguarda para saber se precisa participar de todas as demais provas que antecedem os jogos paralímpicos. Elas ocorrem na Austrália – dia 24 de abril –, Japão, Espanha, França, Inglaterra, Itália e, por fim, Holanda. “Preciso me manter entre os dez primeiros, e finalizar as provas de maneira boa ou razoável. Com isso, não posso deixar os outros competidos me passarem.”

Patrocínios

O lajeadense segue em busca de patrocinadores permanentes para conseguir se focar só nos treinamentos para os Jogos Paralímpicos de 2016. Hoje, ele ainda trabalha como taxista durante a madrugada para custear as contas domésticas, intercalando o trabalho com os treinos. Fato que o mantém distante dos primeiros colocados do ranking.

Além do apoio da Team Possibilities, um programa de auxílio da universidade norte-americana de Loma Linda, que lhe garantiu as caríssimas próteses esportivas e a bicicleta adaptada, Barbieri conta com apoio da Mormaii, com roupas e alguns acessórios. “O apoio é excelente. Sem reclamações. Mas não pagam minhas contas. Por isso, ainda preciso ralar e trampar muito”, comenta.

Acompanhe
nossas
redes sociais