Saúde cogita antecipar vacinação contra gripe

Estado

Saúde cogita antecipar vacinação contra gripe

Medida possibilitaria vacinação no fim do mês

Saúde cogita antecipar vacinação contra gripe
oktober-2024

A antecipação da 18ª campanha de Vacinação Contra Gripe é cogitada pela Secretaria Estadual de Saúde. O novo planejamento foi motivado pelas mortes causadas pela doença em São Paulo e Santa Catarina.

Ele só será colocado em prática caso o Ministério da Saúde cumpra o prazo de entrega dos medicamentos ao Estado. São esperadas 40% das vacinas ainda na primeira quinzena.

De acordo com a secretaria, caso o prazo seja atendido, a distribuição inicia no dia 25 e não no dia 30, como previsto. A tendência é de que 1,5 milhão de vacinas sejam destinadas ao estado na primeira metade do mês. A meta para o ano é imunizar pelo menos 80% das 3,5 milhões de pessoas dos grupos considerados prioritários.

A maior parcela dos grupos é composta por pessoas acima de 60 anos. Nessa categoria, são mais de 1,4 milhão de gaúchos. Eles são seguidos pelos portadores de doenças crônicas, com um milhão de pessoas, e das crianças com idades entre 2 e 5 anos, com 387,5 mil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacinação reduz de 39% a 75% a mortalidade global por doenças respiratórias e metade das doenças ligadas à influenza.

Integrantes de todas as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde devem abordar o tema durante a reunião anual com o Núcleo de Imunizações, em Porto Alegre. A reunião ocorre nos dias 12 e 13 e deve servir para treinamentos e definições sobre as estratégias da campanha.

Na Região Sul, foram 16 casos da doença entre janeiro e o último dia 19. Dessas, duas foram verificadas no estado: em Porto Alegre e Viamão. Nenhuma morte foi registrada. Uma das dificuldades na antecipação da vacina é a necessidade de adaptar o medicamento à mutação do vírus ao longo do ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais