Paróquia abre Porta Santa aos fiéis

Vale do Taquari

Paróquia abre Porta Santa aos fiéis

Programação ocorre neste fim de semana, com missa e vigília

Paróquia abre Porta Santa aos fiéis

O Ano da Misericórdia, na tradição católica, é celebrado a cada 25 anos, a menos que o papa decrete um especial, com tema específico, como fez o papa Francisco.

No dia 8 de dezembro de 2015, em Roma, ele abriu o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que se estenderá até 20 de novembro de 2016. O lema do Ano Santo é “Misericordiosos como Pai”.

[bloco 1]

Conforme o vigário paroquial Lucas Del Osbel, da Paróquia Santo Inácio de Loyola, de Lajeado, neste período, os fiéis poderão se reconciliar com Deus e obter o perdão dos pecados, desde que assumam o desejo de conversão e realizem obras concretas de caridade e fraternidade.

Entre as condições para viver e obter a indulgência, está a peregrinação às Portas Santas. Na Diocese de Santa Cruz do Sul, sete portas serão abertas neste fim de semana. Em Lajeado, a programação inicia às 21h30mim com a Via Lucis depois segue vigília a noite toda, até a manhã de domingo. “Sempre haverá um padre à disposição para confissões.”

Pela manhã haverá missa às 8h30min na matriz, seguida de meditação sobre o Ano Santo com o padre Antônio Puhl. Outra missa ocorre às 12h30min. Às 15h terá o Terço da Misericórdia. Após haverá meditação com o frei Flávio Guerra.

As atividades terminam com a missa rezada por todos os padres da região às 19h. “Nas comunidades do interior não haverá celebrações e pedimos que sejam organizadas caravanas para participar das ações aqui na matriz.”

De acordo com o religioso, para receber o perdão, o cristão deve arrepender-se, profundamente, dos pecados que cometeu. Precisará confessar-se e participar da eucaristia. Entre os gestos concretos de caridade fraterna, Del Osbel sugere visitas aos presos, ajuda aos dependentes químicos, aos doentes, idosos ou doar alimentos e bebidas a pessoas necessitadas.

Entre as obras espirituais, é proposto o aconselhamento aos duvidosos, ajudar a quem está em pecado, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, ensinar os ignorantes e suportar com paciência as injustiças.

Além de Lajeado, ocorrem atividades na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo; Igreja São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires; Igreja São Pedro, em Encantado; Santuário Nossa Senhora de Czestochowa, em Dom Feliciano; e Santuário São Paulo Apóstolo, em Ilópolis.

Ano jubilar

Entre os católicos, a tradição de celebrar o Ano Santo tem seu início com o papa Bonifácio VIII, em 1300. Assim, para que ao menos uma vez na vida cada fiel possa comemorá-lo, a partir de 1475 determinou-se um jubileu ordinário a cada 25 anos.

Ao longo da história, houve 26 Anos Santos ordinários e, com este Ano Jubilar da Misericórdia, três extraordinários. O Jubileu iniciou em 8 de dezembro de 2015 e se concluirá no dia 20 de novembro. Pela primeira vez na história da Igreja, não será preciso ir à Roma para receber as indulgências referentes à passagem pela Porta Santa.

Acompanhe
nossas
redes sociais