O pequeno território de Mato Leitão tem localização privilegiada, entre os vales do Taquari e Rio Pardo. Cortado pela rodovia ERS-453, a sede localiza-se distante três quilômetros do pórtico.
Ao entrar na cidade, o visitante se depara com ruas bem arborizadas e residências ostentando o colorido das flores. Em muitas casas, a florsímbolo tem lugar especial no jardim ou sacada.
No início, o nome do local era Fazenda Boa Vista, pertencente à família do coronel João de Freitas Leitão, morador de Rio Pardo. Vem daí o nome da cidade, originário dos habitantes das colônias próximas que denominavam a região de Leitão’s Wald, o que em alemão significa mato do senhor leitão.
Logo na chegada, na principal avenida, a Igreja Matriz Santa Inês dá toque de modernidade. Inspirado em obras de Oscar Niemeyer, o templo foi construído na mesma época de Brasília. Seu estilo futurista e imponente aparece em todo material de divulgação do município. Na praça a paróquia realiza todos os anos o Terno de Reis, que atrai adeptos de várias cidades.
As lojas, repartições públicas e as principais indústrias se encontram na via principal. Quase no fim dela, fica a Sociedade União Boa Vista, palco dos principais eventos, entre os quais a Exposição Estadual de Orquídeas (bianual). Ela ocorre no primeiro fim de semana de dezembro, sempre em ano par, com visitantes e expositores de todo país.
Passear pelo interior do município é fácil. As estradas de chão são bens sinalizadas e os moradores são prestativos. Em direção a Sampaio, as vias são mais sinuosas, mas reservam um passeio agradável em meio à natureza, pontes de ferro e casas antigas, algumas delas fechadas ou em ruínas. A cultura alemã está presente em todo o município, exceto na Vila Santo Antônio.
Lá, os lusos são responsáveis pela organização de importantes eventos durante o ano: rodeio crioulo, veloterra e Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs).
Próximo do Canto dos Dresch, um produtor dedica tempo e atenção ao orquidário Rosa do Deserto. Com agendamento, é possível visitar o local e comprar plantas variadas.