Vitorioso nas eleições de 2012, o prefeito Fabiano Immich entregou ontem o cargo para se dedicar à campanha deste ano.
A tendência é de que ele seja candidato a vice, em chapa do PMDB encabeçada pelo ex-prefeito Paulo Kolrausch.
A cerimônia que empossou o então vice-prefeito Inácio Herrmann foi realizada na Câmara. Além de Immich, quatro secretários também deixaram os postos para concorrer ao cargo de vereador.
São eles: Márcio Haas, do Desenvolvimento Urbano e Rural; Gilmar Hermes, da Educação Cultura e Desporto; Helena Herrmann, de Assistência Social e Habitação; e Eduardo Ferla, da Agricultura. Os novos secretários devem ser anunciados hoje.
A data da renúncia foi definida conforme o calendário eleitoral. A legislação determina o dia de ontem, 31, como data limite para candidatos deixarem cargos públicos. A exceção é para candidatos à reeleição, que podem se manter nas funções durante o pleito.
A decisão de deixar o governo durante a campanha foi tomada por Immich em dezembro do ano passado. Na época, disse que a posição foi pessoal. Após a cerimônia de ontem, ele agradeceu o apoio dos vereadores e da equipe da administração.
O agora ex-prefeito também enalteceu a participação de Herrmann no governo. Conforme Immich, os dois entraram juntos na política, como vereadores. Para ele, a ascensão do vice ao cargo de prefeito premia a dedicação do colega. Herrmann não concorrerá a nenhum cargo em 2016.
Segundo ele, após três mandatos de vereador e dois como vice, completando 20 anos de vida pública, se afastará da política, mas continuará atuando na comunidade. Quanto aos nove meses em que permanecerá à frente do governo, assegurou dar prosseguimento ao planejamento de 2016.
Fabiano Immich e Inácio Herrmann foram eleitos em 2012 com 2.318 votos válidos pela coligação Santa Clara em Boas Mãos, que uniu PMDB e PTB. A vitória foi garantida com uma diferença de apenas 39 votos em relação à chapa liderada por Fábio Fischer (PSDB), que obteve 2.279.
A definição da chapa do PMDB para o pleito deste ano ocorrerá durante a convenção municipal do partido, quando 400 filiados são esperados para as votações.
Outros municípios
O prefeito de Doutor Ricardo Alvimar Luiz Lisot também avalia a possibilidade de renunciar para se dedicar à campanha. Uma reunião ontem à noite definiu se Lisot deixará o cargo e o anúncio oficial ocorrerá na manhã de hoje. Caso a mudança seja confirmada, o vice Adagir Antônio Pellegrini assumirá o governo até o fim do ano.
Em Encantado, quatro secretários e o chefe de gabinete, Saul da Silva deixaram ontem as funções para poder concorrer nas próximas eleições. São eles: Moacir Tramontini, da Administração; Enoir Cardoso, da Agricultura e Assistência Social; Marino Deves, da Saúde e Meio Ambiente; e Anapaula Gotardi, da Juventude, Desporto e Turismo.
Ainda não estão definidos os nomes dos substitutos, que devem ser anunciados nas próximas semanas. A única definição é quanto à Secretaria da Agricultura. O secretário de Desenvolvimento, Roberto Pretto, acumulará as funções da pasta.
Secretários que deixaram os cargos
Santa Clara do Sul
Eduardo Ferla – Agricultura
Márcio Haas – Desenvolvimento Urbano e Rural
Gilmar Hermes – Educação Cultura e Desporto
Helena Herrmann – Assistência Social e Habitação
Encantado
Moacir Tramontini – Administração
Enoir Cardoso – Agricultura e Assistência Social
Marino Deves – Saúde e Meio Ambiente
Anapaula Gotardi – Juventude, Desporto e Turismo