Os conselheiros da Fruki se reúnem na próxima terça-feira para definir a cidade que sediará a nova planta industrial da empresa.
O empreendimento é disputado por cerca de 70 municípios gaúchos. Destes, dez estariam habilitados. A fábrica faz parte dos planos de expansão da empresa, que projeta crescimentos para os próximos 80 a cem anos. A estrutura permitirá a entrada da empresa no mercado de cervejas, tanto com produção em larga escala quanto artesanal.
Além de cerveja, a nova planta também incluirá produtos como sucos, chás, isotônicos, bebidas funcionais e refrigerantes. O investimento total no empreendimento chega próximo dos R$ 200 milhões e a intenção da empresa é concluir a construção até 2020.
Entre os critérios definidos para a escolha da sede, estão a necessidade de oferta abundante de água de qualidade e de uma área que varie entre 80 e cem hectares. A intenção é instalar a planta próximo a rodovias para facilitar o escoamento da produção.
Antes disso, a companhia inaugura um novo centro de distribuição (CDD) na Região Sul do estado. Construída em Pelotas, a estrutura inclui investimento superior a R$ 16 milhões, e tem inauguração prevista para junho deste ano. O novo centro de distribuição inclui uma área de 30 mil metros quadrados de terreno e 9 mil metros quadrados de construção.
A empresa ainda planeja construir um novo CDD na Serra Gaúcha. Hoje, a Fruki tem centros de distribuição em Osório, Porto Alegre, Pelotas, Santo Ângelo e Canoas.
Disputa criativa
Entre as cidades que se oferecem para sediar a nova planta, muitas recorreram a iniciativas criativas, como a elaboração de campanhas nas redes sociais. O município de Taquara lançou a #vemprataquarafruki, incentivando moradores a produzirem vídeos de incentivo à instalação da fábrica. A administração chegou a contratar uma empresa de publicidade para compilar imagens que foram entregues à direção da Fruki.
Outro município que produziu vídeos para convencer a empresa foi Soledade. O Executivo chegou a criar um site com depoimentos e uma lista de motivos que credenciam a cidade. Paverama, Fazenda Vilanova, Cruz Alta, Cachoeira do Sul e Santa Rosa também aparecem na lista dos que disputam o empreendimento. Dos cerca de 70 municípios interessados, ao menos dez estariam habilitadas a receber o empreendimento.
História e crescimento
Criada em 1924 no bairro Bela Vista, em Arroio do Meio, a Bebidas Fruki começou com uma fábrica pequena, com produção diária de 200 garrafas. A partir da década de 1960, a empresa investiu na expansão dos negócios. Com a construção da BR-386, adquiriu área em Lajeado, para onde se transferiu em 1971.
A Fruki foi a primeira empresa do Vale a usar computadores na área de gestão e a instalar uma estação de tratamento de afluentes. Em 1998, ampliou a capacidade produtiva para 300 milhões de litros de bebidas por ano. Hoje o parque industrial tem capacidade para 420 milhões de litros/ano.
Nos últimos dez anos, a empresa registrou crescimento de 458% no faturamento e 269% em volume produzido. Nas projeções para os próximos anos, está a ampliação das marcas da companhia no mercado gaúcho.
Hoje responsável por 32% do mercado de água minerais, a empresa projeta alcançar 50% com a Água da Pedra. Na linha de refrigerantes, a Fruki tem uma participação de 13% e a meta de atingir 20%.