Fruki decide sede de fábrica na terça

Vale do Taquari

Fruki decide sede de fábrica na terça

Municípios fazem campanha na internet para atrair novo empreendimento

Fruki decide sede de fábrica na terça
oktober-2024

Os conselheiros da Fruki se reúnem na próxima terça-feira para definir a cidade que sediará a nova planta industrial da empresa.

O empreendimento é disputado por cerca de 70 municípios gaúchos. Destes, dez estariam habilitados. A fábrica faz parte dos planos de expansão da empresa, que projeta crescimentos para os próximos 80 a cem anos. A estrutura permitirá a entrada da empresa no mercado de cervejas, tanto com produção em larga escala quanto artesanal.

Além de cerveja, a nova planta também incluirá produtos como sucos, chás, isotônicos, bebidas funcionais e refrigerantes. O investimento total no empreendimento chega próximo dos R$ 200 milhões e a intenção da empresa é concluir a construção até 2020.

Entre os critérios definidos para a escolha da sede, estão a necessidade de oferta abundante de água de qualidade e de uma área que varie entre 80 e cem hectares. A intenção é instalar a planta próximo a rodovias para facilitar o escoamento da produção.

Antes disso, a companhia inaugura um novo centro de distribuição (CDD) na Região Sul do estado. Construída em Pelotas, a estrutura inclui investimento superior a R$ 16 milhões, e tem inauguração prevista para junho deste ano. O novo centro de distribuição inclui uma área de 30 mil metros quadrados de terreno e 9 mil metros quadrados de construção.

A empresa ainda planeja construir um novo CDD na Serra Gaúcha. Hoje, a Fruki tem centros de distribuição em Osório, Porto Alegre, Pelotas, Santo Ângelo e Canoas.

Disputa criativa

Entre as cidades que se oferecem para sediar a nova planta, muitas recorreram a iniciativas criativas, como a elaboração de campanhas nas redes sociais. O município de Taquara lançou a #vemprataquarafruki, incentivando moradores a produzirem vídeos de incentivo à instalação da fábrica. A administração chegou a contratar uma empresa de publicidade para compilar imagens que foram entregues à direção da Fruki.

Outro município que produziu vídeos para convencer a empresa foi Soledade. O Executivo chegou a criar um site com depoimentos e uma lista de motivos que credenciam a cidade.  Paverama, Fazenda Vilanova, Cruz Alta, Cachoeira do Sul e Santa Rosa também aparecem na lista dos que disputam o empreendimento. Dos cerca de 70 municípios interessados, ao menos dez estariam habilitadas a receber o empreendimento.

História e crescimento

Criada em 1924 no bairro Bela Vista, em Arroio do Meio, a Bebidas Fruki começou com uma fábrica pequena, com produção diária de 200 garrafas. A partir da década de 1960, a empresa investiu na expansão dos negócios. Com a construção da BR-386, adquiriu área em Lajeado, para onde se transferiu em 1971.

A Fruki foi a primeira empresa do Vale a usar computadores na área de gestão e a instalar uma estação de tratamento de afluentes. Em 1998, ampliou a capacidade produtiva para 300 milhões de litros de bebidas por ano. Hoje o parque industrial tem capacidade para 420 milhões de litros/ano.

Nos últimos dez anos, a empresa registrou crescimento de 458% no faturamento e 269% em volume produzido. Nas projeções para os próximos anos, está a ampliação das marcas da companhia no mercado gaúcho.

Hoje responsável por 32% do mercado de água minerais, a empresa projeta alcançar 50% com a Água da Pedra. Na linha de refrigerantes, a Fruki tem uma participação de 13% e a meta de atingir 20%.

Acompanhe
nossas
redes sociais