Ponte destruída faz 5 meses isola famílias

Lajeado

Ponte destruída faz 5 meses isola famílias

Secretaria promete reformar a passagem. Recuperação de estradas é prioridade

Ponte destruída faz 5 meses isola famílias
Lajeado

As cabeceiras da ponte que dá acesso à propriedade de duas famílias, na rua Otilia Rockembach, no bairro Conventos, estão comprometidas.

O problema, segundo a moradora Carla Weber, iniciou ainda em 2014. “A força das águas do arroio corroeu os pilares. Avisamos, mas ninguém fez nada. Agora está prestes a cair e nós estamos isolados.”

Um desvio foi aberto para conseguir vender a produção de 250 litros de leite por dia.  Construída há 20 anos, a ponte recebeu uma pequena reforma nos pranchões de madeira em julho de 2014. Conforme Vera, no ano passado, o filho Neimar, 17, portador de síndrome de Down, ficou um mês sem frequentar as aulas na Apae.

Com o desmoronamento da segunda parte da cabeceira da estrutura no domingo, a mãe prefere manter Neimar em casa por precaução. “Não nos arriscamos a passar com medo de sofrermos um acidente. É um desrespeito, meu filho precisa estudar. Chega de promessas, quero que façam a reforma.”

De acordo com o secretário de Obras, Osmar Rossner, engenheiros estiveram no local e a reforma deve iniciar nos próximos dias. “Fizemos a licitação. É um processo burocrático e demorado. Sabemos da necessidade e estamos dando prioridade ao caso.” Rossner destaca a reforma de outras duas estruturas nas últimas semanas. Uma localizada no mesmo bairro e a outra em São Bento. O investimento superou R$ 31 mil.

Maquinário insuficiente

Após as fortes chuvas, a maior parte das estradas de chão em bairros e localidades do interior ficou comprometida. Segundo Rossner, a meta é recuperar os trechos mais críticos nas próximas semanas. Uma das dificuldades é a falta de maquinário para realizar os reparos.

Recentemente foi feita uma licitação no valor de R$ 4 milhões para contratação de duas mil horas máquina. “Uma patrola terceirizada começou os trabalhos ontem. Ajuda, mas não soluciona. Pedimos paciência.”

Entre as dificuldades apontadas, está a ausência de canalização que impede a conservação de ruas. “Muitos loteamentos foram abertos sem infraestruturada. Desobstruir o bueiro e limpar a valeta na frente de casa já nos ajuda. A população precisa colaborar também.”

Nesta semana foi recuperada a estrada que liga os bairros São Bento e Conventos. No bairro Moinhos D’Água, a melhoria foi executada na rua Aldino Henz, que tem ligação com a av. Benjamin Constant. No bairro Imigrante, os serviços foram executados na rua Narciso Nicolini. Paralelo à BR 386, o retorno que fica antes do Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Conventos, também foi patrolado com depósito de material britado.

Acompanhe
nossas
redes sociais