Encontro debate estímulo para o turismo

Arroio do Meio

Encontro debate estímulo para o turismo

Grupo avalia importância de qualificar as ofertas locais e atrair mais visitantes ao Vale

Encontro debate estímulo para o turismo
Arroio do Meio

Integrantes do Conversando sobre Turismo se reuniram nesta semana para avaliar a participação em seminário da Expoagro Afubra. Durante a programação na Casa do Museu, foi apresentado o calendário de eventos do município para 2016.

Na ocasião, os participantes avaliaram os resultados de projetos locais, como o Páscoa da Família. Nele, o grupo organizou desde decoração e divulgação até as ações desenvolvidas. Também foram tratadas iniciativas para fortalecer o turismo. A importância da análise e da organização coletiva é destacada pela coordenadora de Cultura e Turismo, Angelica Diefenthaler.

De acordo com ela, desde o início das atividades, além da geração de renda, o amadurecimento e o conhecimento técnico têm entusiasmado os participantes. Apesar do pouco tempo de atividade, o grupo foi convidado para participar o 9º Seminário Regional de Turismo Rural, durante a Expoagro Afubra. Nele, os integrantes apresentaram detalhes da criação do roteiro turístico Caminhos da Forqueta, oficializado em novembro de 2013.

Para Angelica, a atividade foi uma oportunidade interessante para o setor no município. “Participar de um evento da relevância da Expoagro abre novos horizontes, dá visibilidade ao roteiro, ao turismo rural e ao turismo regional. As pessoas cruzam oceanos e não conhecem o seu Vale.”

Diálogo periódico

Os encontros mensais integram representantes de diferentes atividades econômicas como hotelaria, alimentação, empreendedores, agências e guias de turismo, além do poder público. Em média, 15 pessoas integram o grupo. Membros de entidades regionais como a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) também costumam acompanhar as atividades.

Segundo a coordenadora, o debate amplo auxilia no desenvolvimento de iniciativas e qualifica atividades já consolidadas. Classifica a atividade como um fórum aberto e salienta a dinâmica, em que novos temas podem ser incluídos, segundo a demanda dos integrantes. “Devemos manter ações de articulação entre os parceiros. Queremos fortalecer esta rede de empreendedores que está se formando.”

O perfil dos debates, salientado por Angelica, fica exposto nas iniciativas desenvolvidas desde o ano passado. Ela destaca a sinalização do Roteiro Caminhos da Forqueta e do Morro Gaúcho, integração com ações ligadas ao turismo rural e ornamentação da Rua de Eventos e Praça Flores da Cunha para datas comemorativas como Natal e Páscoa.

Na avaliação de Angelica, é preciso incentivar ações que qualifiquem o turismo de curta duração, para atender o perfil da prática na região. Passeios de até dois dias, eventos comunitários e aproveitar nichos temporários como campings, afirma, deveriam ser incentivados. Segundo ela, é preciso valorizar os roteiros locais e aproveitar as características da região.

Acompanhe
nossas
redes sociais