A administração municipal agendou para hoje celebração pelos 101 anos de emancipação. A programação especial ocorre na Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude a partir das 19h30min.
O evento é integrado pela doação oficial da réplica restaurada do moinho de madeira em miniatura, movido a água, construído em 1965 pelo artesão Astelido Zanini. A peça foi montada para marcar a data em que o município completou 50 anos. Quem fica com o presente é a casa de cultura, lugar onde o objeto será exibido. Também será inaugurado o Memorial do Centenário, espaço dedicado a abrigar documentos, fotos, vídeos e materiais sobre a cidade.
A iniciativa e o investimento para montar o Memorial do Centenário partiu da Associação Cultural Encantado, com auxílio do Executivo, por meio das secretarias da Juventude, Desporto e Turismo e da Educação e Cultura. A parceria também oportunizou a criação da Videoteca, dedicada a armazenar imagens de eventos oficiais.
Esporte
Durante a atividade, o ex-jogador Evandro Saraiva, 52, que residiu em Encantado por um longo período e divulgou o município durante sua trajetória esportiva, será homenageado. Ele foi jogador da seleção brasileira de basquete, de 1981 a 1993. Saraiva começou a carreira profissional jogando pela Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), chegando a integrar a equipe do Flamengo e times do Chile. Parou de jogar profissionalmente aos 34 anos, e passou a se dedicar à educação física.
Monumento
O aniversário de 101 anos do município também foi marcado pela instalação de um novo pórtico na cidade. A estrutura será construída no início da rua Padre Anchieta junto à RS-129.
De acordo com o Executivo, o pórtico, que terá 16 metros de largura e até nove de altura, é um dos marcos da passagem do centenário. Os recursos são provenientes da administração municipal e da emenda do deputado federal Giovani Cherini.
No ano passado, a comunidade encantadense escolheu, por meio de voto no site da prefeitura, um dos três modelos disponíveis. Com mais de 76% dos votos computados, a primeira proposta foi a vencedora. A empresa vencedora da licitação foi a RCH Pavimentação e Construções Ltda, de Capitão.