A abertura de fronteiras mediante acordos multilaterais e a facilidade no deslocamento pelo mundo afora deram à capacidade de se comunicar em outra língua uma importância extraordinária.
Nesse contexto, a crescente demanda do domínio de outro idioma tem levado o Colégio Teutônia (CT) a diversas reflexões.
“O estudo de um ou mais idiomas abre portas no Ensino Superior por meio de intercâmbios no exterior, além de oportunidades no mercado profissional futuro do estudante, tornando-o mais competitivo e seguro em qualquer profissão que escolher”, ressalta a orientadora educacional e professora de Língua Alemã do CT, Aline Schonhorst.
No ensino de Língua Estrangeira, além do Inglês, o Alemão recebe atenção especial no Colégio Teutônia. Trata-se de uma vocação histórica do educandário, com destaque para verba do projeto Brot Für Die Welt (pão para o mundo), vindo da Alemanha em novembro de 1967, recurso com o qual a mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT) ampliou o parque de máquinas agrícolas e instalou oficina para fins didáticos, além de iniciar as obras de remodelação dos prédios, construção de um internato feminino e salão de funções múltiplas, o antigo ginásio de esportes, hoje Auditório Central do CT.
A construção com recursos alemães iniciou em 20 de julho de 1968, e a inauguração ocorreu em novembro de 1969. Naquela época, foi o primeiro espaço esportivo com cobertura no Vale do Taquari.
Processo de aprendizagem
As aulas de Língua Alemã no Colégio Teutônia iniciam no 3º ano do Ensino Fundamental e finalizam no Ensino Médio, com o Exame de Proficiência em nível B1 conforme Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas Estrangeiras.
A partir de 2014, o CT também passou a fazer parte de um novo projeto, elaborado pela ZfA (Zentralstelle für das Auslandschulwesen) – Departamento Central de Ensino no Exterior, órgão da Alemanha responsável pela política educacional no exterior. Devido às exigências alemãs, as aulas de Língua Alemã no 8º e 9º Ano são niveladas em grupo intermediário e avançado. No Ensino Médio, os estudantes optam pela Língua Alemã. A partir deste ano, a carga horário passou de duas para quatro horas semanais.
No 5º ano, a turma faz uma avaliação chamada Internationale Vergleichsarbeit, em nível A1. Na 1ª série do Ensino Médio, os estudantes fazem a segunda parte dessa avaliação, agora em nível A2. Na 2ª e 3ª Série, em agosto, são realizadas as provas de proficiência B1, que qualificam os estudantes a cursar uma universidade na Alemanha, a concorrer a bolsa de estudos e a participar do Programa Ciências sem Fronteiras, do foverno federal.
Além disso, o Colégio Teutônia também terá outros benefícios, como o recebimento de material para atualização e qualificação de professores e estudantes. “Para nós, estudantes, é gratificante receber um material assim, gratuitamente, com o qual podemos aprofundar nossos estudos na Língua Alemã”, avalia a estudante Sara Müller Käfer.
Curso
No início deste mês, os estudantes do CT que farão a prova B1 foram convidados a participar do Sprachcamp, curso de Língua Alemã realizado na Casa da Juventude, em Gramado.