Sério: turismo rural em morros e paredões

Caminhos

Sério: turismo rural em morros e paredões

A cidade localizada no topo do Vale do Taquari se intitula A Serra do Vale. A beleza natural estimula a visitação de grupos especializados em turismo de aventura

Sério: turismo rural em morros e paredões

Geografia diversificada com destaques para morros, vales, pequenos riachos, cascatas e paredões são características do município de Sério.

O turismo de aventura ganha adeptos e as trilhas ecológicas aumentam. A qualidade do oxigênio nas matas nativas mais altas, a 600 metros de altitude, faz brotar fungos raros nas árvores.

Há vários acessos para chegar à cidade. O principal deles é a ERS-421, passando por Forquetinha. No caminho, dois quilômetros antes da sede, uma pequena gruta e santuário, dedicado à Nossa Senhora da Boa Viagem, é local rústico em meio à natureza, ao pé de um morro. O local fica ao lado da estrada.

Belezas naturais em meio às grutas, cascatas e paredões não faltam. Tamanha fartura da natureza estimulou um grupo de adeptos das trilhas a realizar caminhadas frequentes no município. As escaladas e rapel começam a ganhar espaço nos paredões, rochedos e cascatas. Grupos especializados em turismo de aventura miram o município em busca de adrenalina.

A ONG Eco Sério tem uma proposta voltada à preservação, consciência ambiental, promoção do turismo de aventura, contribuindo para a estruturação do setor. Apesar da riqueza natural, o turismo ainda é uma novidade para a maioria dos moradores.

Contudo, a hospitalidade e esforço para uma boa recepção são preocupações da comunidade e do poder público. Cursos e treinamentos sobre o turismo rural integram a grade de ações da coordenação do setor no município, com assessoria de empresas especializadas e parceiros.

Destino certo

Sério tem 2,2 mil habitantes e a economia se baseia na agricultura, mas o reflorestamento se tornou importante fonte de renda, e o setor de exploração da pedra grés marcou a economia do município. Jazidas nas localidades de Araguari, Porongos e São Francisco estão na lista do projeto turístico do município em fase de elaboração.

A gastronomia é farta nos eventos das comunidades, tendo como referência o Filó Italiano que ocorre anualmente envolvendo a gastronomia italiana. Mas é durante a Noite Italiana, evento bianual, em julho, que a diversidade de pratos típicos se põe à mesa. Visitantes de várias regiões prestigiam o evento realizado no ginásio municipal junto à sede. O cardápio é preparado por voluntários da comunidade.

Próximo dali, a Igreja Matriz mostra a imponência e religiosidade do vilarejo e é circundada pela praça da matriz que proporciona uma visão ampla da área urbana e oferece um belo e aconchegante cenário paisagístico, próprio à contemplação ou uma simples roda de chimarrão.

Acompanhe
nossas
redes sociais