Morte de menina mobiliza a Vila Zwirtes

Cruzeiro do Sul

Morte de menina mobiliza a Vila Zwirtes

População cobra redutores de velocidade. Primeiros tachões foram instalados

Morte de menina mobiliza a Vila Zwirtes
Vale do Taquari

Moradores do bairro Vila Zwirtes reivindicam mais segurança na rua Rubens Feldens faz pelo menos quatro anos. Dentre os pedidos, estão dois documentos do Conselho de Pais e Mestres (CPM) da escola infantil local.

O primeiro foi protocolado em maio de 2012. Dois anos depois, em 2014, a direção escolar reforçou a solicitação com um abaixo-assinado com 123 adesões.

Na época, a administração municipal pintou uma faixa de segurança e instalou placas de sinalização nas proximidades do colégio.

A morte de Neyla Karlana da Silva, 4, reacendeu na comunidade o desejo por mais segurança na via que liga ao município de Lajeado. Nessa terça-feira, a menina foi atropelada por um Gol e chegou sem vida ao Hospital São Gabriel Arcanjo. No mesmo dia, a administração municipal iniciou a instalação de tachões em frente à escola Vila Zwirtes – onde Neyla estudava.

A diretora Leonice Diehl lamentou a demora para realização do trabalho. “É triste ver que fizeram só agora algo que estamos pedindo desde 2012.”

Comunidade protesta

O acidente fatal causou comoção. Ontem, por quase dez horas, os moradores trancaram a rua Rubens Feldens. Eles pedem a instalação de, pelo menos, seis tachões na rua. Os pontos ficam em frente à escola infantil, estabelecimentos comerciais e travessas.

“As pessoas não respeitam a velocidade. Tem gente que faz racha aqui. Andam a mais de 160 por hora,” destaca um dos organizadores do protesto, Tacler da Silva. No local, a velocidade máxima oscila de 40 a 60 quilômetros por hora.
Conforme Silva, os acidentes são frequentes. Ele conta que, além do atropelamento de Neyla, outras duas colisões aconteceram na rua neste mês.

Um dos acidentes foi com Alcemir Poletto, no sábado, 6. Ele andava no sentido Lajeado/Cruzeiro do Sul quando um veículo invadiu a pista e colidiu de frente com a sua caminhonete. Poletto teve um prejuízo de R$ 10 mil, mas não se feriu. Ele integrava o protesto ontem de manhã. “Algo tem que ser feito para melhorar o trânsito.”

Uma comitiva formada por moradores de Vila Zwirtes se reunirá com a administração municipal hoje ou na segunda-feira. Se os pedidos de instalação de redutores não forem atendidos, eles pretendem realizar mais uma paralisação no dia 3 de abril.

Resposta imediata

Durante os protesto de ontem, a administração municipal terminava a instalação de tachões em dois pontos da rua Rubens Feldens. Além dos redutores instalados em frente à escola, outros foram colocados a cerca de 200 metros.

Conforme o secretário da Administração e Finanças, Leandro Johner, o poder público analisa a eficiência dos tachões e estudar a possibilidade de instalar mais redutores de velocidade no trecho. “Nos comprometemos em instalar nesses dois locais. Nos próximos dias, vamos ver se vai surtir resultados.”

Sobre os antigos pedidos de redutores de velocidade na Vila Zwirtes, Johner destaca que “praticamente todas as localidades do município cobram mais segurança no trânsito”. “Tentamos atender todos da melhor maneira possível.”
Sobre o acidente
De acordo com informações da Brigada Militar (BM), o acidente aconteceu por volta das 20h30min dessa terça-feira. Um condutor de 36 anos, morador do interior, seguia em um automóvel Gol pela rua quando atingiu Neyla.
A criança estaria em frente de casa brincando com a irmã mais velha e teria invadido a pista. Após o atropelamento, o condutor prestou socorro. A investigação do acidente será conduzida pela delegacia de polícia de Cruzeiro do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais