Sesc exibe o filme Infância Clandestina

Lajeado

Sesc exibe o filme Infância Clandestina

Longa-metragem propõe reflexão sobre o impacto da ditadura militar na Argentina

Sesc exibe o filme Infância Clandestina
Lajeado

A agenda de exibições gratuitas do CineSesc será marcada por uma mudança. As sessões passam a ocorrer na última quinta-feira de cada mês

E para estrear a programação, no dia 31, às 19h, o Sesc apresenta o longa-metragem Infância Clandestina. O evento, que integra a programação do Arte Sesc – Cultura por toda parte, ocorre no Teatro da entidade na rua Silva Jardim, 135.

De acordo com a diretora regional do Sesc, Claudine Becker, esse é um projeto antigo, que busca dar visibilidade a filmes que dificilmente entrariam no circuito comercial, mas que são reconhecidos e premiados em âmbito mundial.

Segundo ela, são priorizados aqueles que estimulam episódios históricos, contexto social e comportamento. Em março e abril, conta, serão apresentadas produções que propõem uma reflexão sobre a ditadura em países da América Latina. As próximas sessões devem abordar problemas como bullying, momentos importantes da história, cultura e documentários.

Conforme Claudine, o Sesc dispõe de um acervo de 60 filmes. O objetivo é selecionar até quatro, para que os espectadores escolham o próximo que será exibido. “Também procuramos ter uma diversidade de gêneros para contemplar diversas faixas etárias”, conclui.

A programação do CineSesc também inclui agendamentos de exibições em escolas. De acordo com Claudine, é possível agendar sessões e, após a exibição, sempre é feita uma roda de conversas. “Procuramos fazer um bate-papo, até porque cada pessoa tem um jeito diferente de absorver as informações”, comenta.

O filme

A história se passa na Argentina, em 1979. Juan (Teo Gutiérrez Romero), o pai (César Troncoso), a mãe (Natalia Oreiro) e o tio, Beto (Ernesto Alterio), levam uma vida clandestina diante do regime militar. Fora de casa o protagonista é conhecido como Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura que governa o país.

Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com uma vida ao lado da jovem, ele passa por cima das rígidas regras familiares para ficar mais tempo com ela. A classificação etária é de 14 anos. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Lajeado, pelo 3714-2266.

Arte Sesc – Cultura por toda parte

Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul. Teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no estado, incluindo apresentações de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais