El Niño enfraquece e outono deve ser mais frio neste ano

Estado

El Niño enfraquece e outono deve ser mais frio neste ano

Estação começou nesse domingo e segue até o dia 20 de junho

El Niño enfraquece e outono deve ser mais frio neste ano
Crédito: (Arquivo/A Hora)

O outono começa com previsão de frio. A estação, marcada pelos chamados veranicos, pela maior ocorrência de nevoeiros e por oscilações bruscas de temperatura em um mesmo dia, iniciou nesse domingo e segue até a noite do dia 20 de junho.

De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), o fenômeno El Niño interfere nas condições da estação. Neste ano, ele está enfraquecendo e deve passar para a condição de neutralidade entre abril e maio. “Como a atmosfera demora um pouco para responder as alterações oceânicas, agora no início do outono ainda sentiremos uma certa influência do fenômeno”, aponta a coordenadora do centro, Fabiane Gerhard.

Com base em dados de institutos nacionais de climatologia, o CIH observa que as temperaturas devem ficar um pouco acima do padrão nas próximas semanas. Condição que muda em maio. “Ao ficar próximo da normalidade, teremos características normais da estação, ou seja, teremos mais frio.”

Pode ser comum o registro de geadas em algumas cidades da região alta em maio. Com relação às chuvas, devem ficar um pouco acima da média durante a estação.

Por ser uma estação de transição, o outono pode apresentar características tanto do verão como do inverno. Dessa forma, informa o CIH, podem ser esperados dias com temperaturas mais elevadas e chuvas decorrentes da combinação de calor e umidade, como ocorre no verão. Por outro lado, na medida em que a estação avança, as temperaturas passam a ficar mais amenas e baixas.

Semana de tempo instável

Conforme previsão do CIH, um ar mais seco e frio atua sobre o território gaúcho hoje e proporciona um dia ensolarado ao Vale do Taquari. O amanhecer apresenta temperaturas amenas e nevoeiro em pontos isolados.

Amanhã, o dia pode começar com nevoeiro localizado. Mas ainda pela manhã o sol aparece e deve predominar na região. Na sexta-feira, o sol aparece por alguns intervalos, mas no decorrer do período instabilidades se aproximam e provocam aumento da nebulosidade. Com isso, podem ocorrer pancadas de chuva, em especial na segunda metade do dia.

Até então, os modelos divergem sobre a previsão do tempo para o fim de semana. De acordo com o centro, dois indicam sol com nebulosidade variável e chuva isolada tanto para sexta-feira como para sábado. E tempo fechado com chuvas generalizadas para domingo. Outros dois apontam sol com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva para sexta-feira. Tempo fechado com chuvas generalizadas para sábado. Nuvens com chuvas isoladas e aberturas de sol para domingo.

Acompanhe
nossas
redes sociais