Comunidade prepara encenação de Páscoa

Arroio do Meio

Comunidade prepara encenação de Páscoa

Equipe de 120 pessoas elabora apresentação

Comunidade prepara encenação de Páscoa
oktober-2024

O distrito de Forqueta acerta os detalhes de uma das maiores celebrações da Páscoa na região. A 18ª edição da encenação da Paixão de Cristo da comunidade ocorre nesta sexta-feira.

A peça será apresentada no tradicional palco da lagoa, localizado nos fundos da igreja São Vendelino. De acordo com um dos organizadores do evento, Paulo Grassi, os ensaios começaram há mais de um mês. Cerca de 120 atores amadores, equipe de retaguarda, revela, formam o time de voluntários que possibilita a realização do espetáculo.

Segundo Grassi, a cada ano a produção apresenta novidades. Em 2016, serão adicionadas ao roteiro original cenas que retratam o cotidiano da época. “Nosso objetivo é situar o público dentro daquele período histórico específico”, relata.

Apesar de não ser orientado por profissional da área, pondera Grassi, o capricho da confecção e renovação de cenário e figurinos são uns dos destaques. Conforme ele, o segredo para a qualidade do trabalho é a doação de atores amadores e pessoas da comunidade que se dispõem a fazer esse trabalho.

Para ele, o mais importante é proporcionar ao público um resgate do verdadeiro sentido da Páscoa. Fazer a Semana Santa de acordo com o sentido religioso expresso pela celebração é o intuito dos voluntários. “Queremos reavivar essa memória, essa emoção, que é muito mais do que um simples ovo de chocolate”, sugere.

Superação

A área onde ocorre o espetáculo tem mais de oito mil metros quadrados, o que, segundo o ator Liniker Duarte, equivale a meio campo de futebol. No ano passado, o espaço foi suficiente para receber mais de cinco mil pessoas de mais de 32 municípios.

A atividade, sugere, já é uma referência na região, em termos de celebrações de Páscoa. Neste ano, cerca de R$ 17 mil serão investidos na produção. A verba vem da administração municipal, de comerciantes e industriários parceiros, e da contribuição espontânea do público.

De acordo com Duarte, a reprodução de cenas e cenários ligados à vida, à santa ceia, ao julgamento, à via sacra, ao martírio e à ressurreição de Jesus Cristo são os destaques da peça. Aspectos extrapalco, lembra, também merecem uma atenção especial e são um investimento para que o recorde do ano passado seja superado.

Será disponibilizado espaço para estacionamento, área para cadeiras, ambulância, sanitários, além de erva-mate e água quente. “Estamos trabalhando para que seja um momento especial e que todos levem uma bela mensagem de fé”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais