Feira supera público de edições passadas

Santa Clara do Sul

Feira supera público de edições passadas

Terceira SantaFlor teve mais de 40 mil visitantes. Balanço comercial será finalizado hoje

Feira supera público de edições passadas
Vale do Taquari
oktober-2024

A circulação de pessoas durante a programação da 3ª SantaFlor superou as expectativas. Durante os quatro dias, 40 mil visitantes estiveram no evento. Hoje, representantes da diretoria pretendem divulgar o balanço comercial da feira.

Mesmo sem o resultado final, o presidente da 3ª SantaFlor, Gilmar Neumann, comemora a consolidação do evento e a superação de público em comparação com os anos anteriores. De acordo com ele, a tendência indicada pelos expositores é de melhor desempenho na venda de flores, um dos destaques do evento.

No município, são produzidos cerca de 350 mil vasos de flores por ano e 11 estufas são dedicadas à prática. Além do comércio de flores, o presidente indica o desempenho dos expositores não ligados ao setor, como os de produtos coloniais.
Mesmo com a primeira participação dos vendedores, a procura pelo produtos da agricultura familiar foi considerada positiva.

Neumann salienta a importância dada aos detalhes na ornamentação e à ambientação da feira. De acordo com ele, a tendência é de manter e aperfeiçoar o modelo. “Nosso foco não é atrair público para ver um show, mas que ele venha com foco na feira como um todo e consiga sair satisfeito.”

Resultados posteriores

Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Industrial (Acisc), João Bento Schnorr, o evento trouxe benefícios para diferentes setores do município. De acordo com ele, a atração de um grande público torna o comércio local mais conhecido e gera vendas mesmo após o evento.

Segundo ele, a diversidade de produtos oferecidos durante a feira foi um dos diferenciais da edição. “A feira tem se consolidado na região. As flores são uma tradição, vendem o ano todo. Aqui, abre-se espaço para todos.”

Para o presidente da entidade representante de 20 empresas do município, o desempenho das vendas individuais foi elogiado pelos comerciantes. Na avaliação dele, além da programação, a infraestrutura da cidade, segurança e os preços menores comparados com outros municípios auxiliaram a atrair visitantes. Outro fator destacado pelo presidente é a proximidade e fácil acesso de Lajeado.

Programação festiva

O aniversário do município, comemorado no domingo, 20, foi o tema de apresentações artísticas promovidas durante a feira. Elas envolveram estudantes das escolas Professor Sereno Afonso Heisler e Pequeno Mundo. No mesmo dia, ocorreu o 1º Encontro Musical do Vale do Taquari, com a participação de 12 bandas de municípios da região de Venâncio Aires. Além de Santa Clara do Sul, Lajeado, Teutônia, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Estrela tiveram representantes. Entre as atrações ao público, estiveram apresentações como o grupo Os Serranos, do Guri de Uruguaiana e de Rogério Magrão e Banda.

Agroindústrias legalizadas

Na sexta-feira, foram inauguradas três agroindústrias locais (Kollet, Acedi e Conservas Thomas). “O município é um verdadeiro exemplo, com cinco agroindústrias legalizadas, para o restante do estado.”

O produtor Nélio Gilmar Kollet celebrava o que considera uma real possibilidade de ampliação de mercado. “Com as feiras locais e as entregas de casa em casa, já conseguimos formar uma boa clientela. Hoje, nos 55 municípios dos vales do Caí e do Taquari, são 117 agroindústrias legalizadas.

Muitas receberam recursos via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Eles garantem aporte de recursos variável para cada empreendimento, com possibilidade de bônus adimplência de 80% para pagamentos em dia.

Acompanhe
nossas
redes sociais