As seis equipes classificadas para as quartas de final da Taça da Amizade, competição que integra Colinas, Imigrante, Poço das Antas e Westfália, foram definidas no domingo. As partidas de ida ocorrem no dia 3 de abril e as de volta no dia 6 de abril.
Precisando vencer para se classificar, o Fluminense foi até Colinas e derrotou o Rui Barbosa por 3 a 0. Com o resultado, quem deu adeus ao campeonato foi o rival do Rui Barbosa, Juventude. O outro time de Colinas necessitava vencer o Palmeiras e torcer por um tropeço do Flu, mas nada disso aconteceu.
Os confrontos das quartas de final ficaram assim definidos: Juventude Westfália versus Fluminense, Ecas versus 11 Amigos e Riograndense versus Palmeiras. Na categoria aspirante, o Rui Barbosa acompanha o Palmeiras e será o adversário do Riograndense.
A classificação final da primeira fase da categoria titular teve Juventude Westfália (22 pontos), Riograndense e Ecas (17), Palmeiras (13), 11 Amigos (12), Fluminense (9), Juventude Colinas (6) e Rui Barbosa (sem pontuar).
Na aspirante, o 11 Amigos somou 22 pontos, seguido de Juventude Westfália (17), Ecas (15), Fluminense (14), Rui Barbosa (8), Riograndense (7), Juventude Colinas (5) e Palmeiras (sem pontuar).
Progresso
O Flamengo A confirmou a melhor campanha no municipal de Progresso. A equipe de Xaxim derrotou o Gaúcho por 1 a 0 no domingo. Gol de Francisco Ronielly, o “Roni”, aos 42 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o clube é o primeiro garantido na semifinal, isso porque, se perder no jogo da volta, retorna por ter a melhor a campanha. Na categoria veterano, o Cruzeiro de Tiririca derrotou o São João por 3 a 1.
Teutônia
A duas rodadas do término da primeira fase, todos os classificados na categoria titular do campeonato municipal foram definidos no fim de semana. Com a vitória de 2 a 0 sobre o Ouro Verde, o Alto Taquari foi a 7 pontos e não pode ser alcançado pelo lanterna Avante, que ainda não venceu.
Na categoria aspirante, a chave está definida. Avante, Alto Taquari, Ribeirense e Ouro Verde estão garantidos entre os oito. Na chave A, o único classificado é o Atlético Gaúcho. Juventude, Flamengo, Catarinense e Bangu disputam as vagas restantes.
Classificação Teutônia
Chave A: Atlético Gaúcho (18 pontos), Juventude (12), Catarinense e Flamengo (9) e Bangu (sem pontuar).
Chave B: Ouro Verde (15 pontos), União (13), Ribeirense (12), Alto Taquari (7) e Avante (sem pontuar).
Aspirante:
Chave A: Atlético Gaúcho (21 pontos), Juventude (8), Flamengo (7), Catarinense (5) e Bangu (4).
Chave B: Avante (18 pontos), Alto Taquari (12), Ribeirense (9), Ouro Verde (7) e União (1).
Roca Sales
A duas rodadas do fim da primeira fase, duas equipes estão garantidas nas semifinais – Botafogo e Copalto. Este último confirmou a vaga nesse domingo ao golear o Copaltinho por 7 a 1. Com a derrota, o time do bairro Dois Lajeados perdeu uma posição na tabela.
No outro jogo, o Esperança empatou com o Concórdia em 3 a 3 e assumiu a terceira colocação. Já o Concórdia se complicou e agora está a 2 pontos da zona de classificação. No duelo dos lanternas, o Cevada venceu por 5 a 0. Com o resultado, o Sete de Setembro está eliminado.
Após a quarta rodada, a classificação tem o Botafogo e o Copalto dividindo a ponta com 12 pontos. São seguidos por Esperança (7), Copaltinho (6), Concórdia (4), Cevada (3) e Sete de Setembro (sem pontuar).
Boqueirão do Leão
O jogo pela décima rodada entre São Brás e Esportivo terminou sem gols na categoria titular. Na aspirante, o São Brás venceu por 4 a 2 e assumiu a vice-liderança do certame.
Arroio do Meio
A disputa pelas vagas às semifinais segue equilibrada. Apenas duas equipes estão garantidas na fase eliminatória na categoria titular – Amigos e Palmense. Uma única eliminada – Cruzeiro. Outras quatro brigam pelas duas vagas restantes.
A classificação do Palmense veio com a vitória sobre o União por 3 a 2. Gols de Cesar Geske (dois) e Rodrigo Henz. Líder e único com 100% de aproveitamento, derrotou o Cruzeiro por 3 a 0 e confirmou a primeira colocação geral do campeonato.
Fechando a rodada, o Forquetense ficou no 2 a 2 com o Rui Barbosa. A uma rodada do fim da primeira fase, a classificação na categoria titular é: Amigos (15 pontos), Palmense (11), União (7), Rui Barbosa (6), Forquetense (5), Sete de Setembro (4) e Cruzeiro (1). Na aspirante: Sete de Setembro (10 pontos), Amigos e Rui Barbosa (8), Forquetense e Palmense (7), Cruzeiro (6) e União (4).
Lajeado
A terceira rodada da Copa Gastão Valandro ficou marcada pela queda do último time que estava com 100% de aproveitamento. Jogando em casa, o União Campestre perdeu para o Estudiantes por 2 a 0. Fernandinho e Pedrinho anotaram os gols. Pela categoria aspirante, o time comandado por Gustavo Zanatta, o “Mão”, segue com campanha perfeita. No domingo, o time goleou por 4 a 0.
No bairro Conservas, dois confrontos movimentaram os torcedores da localidade. No campo da Ser Delfino Costa, quem saiu na frente foram os visitantes. Julian Krindges, o “Schmia”, abriu o placar. Logo depois, Japa empatou. No segundo tempo, Schmia, em cobrança de pênalti, recolocou o Olarias em vantagem, mas nos acréscimos Japa empatou.
No outro duelo do bairro Conservas, o Internacional recebeu o Guarani e venceu por 2 a 1. Em Carneiros, o União derrotou o Minuano por 2 a 0. Roque Heckler e Daniel Santos marcaram os gols.
Bom Retiro do Sul
No Estádio da Tia Galanta, o Rudibar goleou o Grêmio e disparou na liderança da competição com 9 pontos. Os gols da vitória por 4 a 0 foram marcados por Willian Zanine, Jonathan, Pipoca e Tigrão. No Estádio do Rochedo, a Aecosajo recebeu a equipe do Floriano e perdeu por 2 a 1.
Encantado
A rodada inaugural do municipal ficou marcada pela goleada do Cruzeiro sobre o CFM Encantado por 7 a 0. No outro jogo, o CAN derrotou o Tele Entulho Metalúrgica Planalto por 1 a 0.