Grupo organiza festival e jogos germânicos

Westfália

Grupo organiza festival e jogos germânicos

Brincadeiras da Westfälische Tanzabend reforçam identidade cultural dos imigrantes

Grupo organiza festival e jogos germânicos

O Westfälische Tanzgruppe organiza festival tradicional da cultura alemã: o Westfälische Tanzabend. A programação inicia no dia 2 de abril, no Esporte Clube Fluminense, no centro.

Para a festividades e disputa, foram convidados grupos de danças folclóricas alemãs do Vale. Os jogos germânicos contemplam a grade de atividades alusivas ao aniversário de 20 anos de emancipação da cidade. À tarde, a organização oferta brinquedos infláveis para as crianças, mateada e início dos jogos. À noite haverá jantar, apresentação dos grupos de dança e show com a banda Arte Livre.

O Westfälische Tanzabend ocorre a cada dois anos e está na 11ª edição. Na última, a organização registrou 28 grupos do estado. Participaram dos jogos os municípios de Aratiba, São Pedro da Serra, Teutônia, Arroio do Meio, Forquetinha e Santa Clara do Sul.

Para o vice-prefeito Otavio Landmeier, o encontro mantém vivas as tradições dos antepassados. O envolvimento da juventude na preservação histórica garante essa cultura para as futuras gerações, diz.

Segundo ele, o evento retoma algumas tarefas utilizadas para a produção primária antigamente. A modernização na agricultura colocou de lado ferramentas rústicas como a serra vai-e-vem. Ela era utilizada entre duas pessoas para cortar toras de lenha, antes das motosserras chegarem à localidade. “Com os jogos, os jovens conhecem o mecanismo de trabalho antigo na roça.”

Disputa com sapato de pau

Realizar tarefas usando o calçado símbolo da cidade é o maior desafio para os competidores dos jogos germânicos. A principal disputa é do futebol com sapato de pau. O certame ocorre entre os grupos convidados com equipes de sete competidores, no campo do Esporte Clube Fluminense. Os homens jogam durante dez minutos e as mulheres oito.

A serra de duas pontas é outra atividade que chama atenção. Para serrar um tronco de madeira, dois competidores devem manter sincronia nos movimentos. A disputa é por tempo e a dupla mais rápida vence.
O revezamento 4 x 4 definirá os corredores mais rápidos. Eles percorrerão um trajeto em revezamento e troca do sapato de pau entre os competidores. A corrida com carrinho de mão é a disputa exclusiva para as mulheres. Elas fazem percurso com três pontos de inversão.

Mantendo a tradição de reproduzir em jogos as atividades do campo, debulhar milho envolve categoria masculino e feminino. Participam duas pessoas por equipe. Uma corre até o cesto para pegar a espiga, enquanto a outra retira a palha e debulha a milho. A disputa é por tempo e quem terminar o serviço acumula pontos.

A batalha germânica encerra a competição nas duas categorias. Sobre um tronco de madeira, um tenta derrubar o outro. Não pode haver contato físico. Os golpes para derrubar o oponente ocorrem com saco de retalhos de tecidos. O sapato de pau é o calçado utilizado durante o combate. As equipes vencedoras recebem troféu.

Acompanhe
nossas
redes sociais