Chocolate: toque gourmet

Culinária

Chocolate: toque gourmet

O chocolate sempre será a opção mais procurada de presente na Páscoa. E aos poucos tendências surgem para que o consumidor possa escolher os melhores produtos. As lojas de chocolate gourmet são exemplos e já ganharam espaço pelo Brasil. Segundo…

Chocolate: toque gourmet
Lajeado

O chocolate sempre será a opção mais procurada de presente na Páscoa. E aos poucos tendências surgem para que o consumidor possa escolher os melhores produtos. As lojas de chocolate gourmet são exemplos e já ganharam espaço pelo Brasil.

Segundo Juliana Conte (foto), proprietária da Juliana Conte Chocolaterie, em Lajeado, gourmet significa seleção de ingredientes da melhor qualidade. No caso do chocolate, são aqueles com cacau e demais componentes selecionados sem acréscimo de gordura. A única é a da manteiga do próprio cacau, diz Juliana.

O paladar do consumidor está mais apurado, porque a procura por esse tipo de chocolate tem aumentado. Mesmo tendo um preço mais caro que os industrializados, finaliza. “Assim comer passou a ser um momento de degustação.”
Com a chegada da Páscoa, a compra por chocolates aumenta. Isso é fato, diz Juliana. No caso da loja de chocolate gourmet, Juliana lança o catálogo até duas semanas antes da data. Isso gera expectativa quanto às novidades, afirma.

A venda ocorre por encomenda. Isso torna o chocolate ainda mais singular. Dentre as opções, a procura é maior pelos ovos trufados e aquele que se come de colher.

Segundo Juliana, os chocolates feitos por encomenda serão entregues dois dias antes da Páscoa. A durabilidade é mais curta se comparada aos ovos tradicionais, diz. Isso faz com que o cliente sinta mais prazer em degustar aquele chocolate, acredita.

O modo de produção do chocolate gourmet agrada. Ele é feito de forma artesanal e personalizado. Desde a escolha dos ingredientes até a entrega ao cliente. Fica personalizado, diz.
Com qualidade e moderação

Segundo a nutricionista Fernanda Reali, o chocolate foi sendo reconhecido não só pelo seu delicioso sabor, mas também pela presença de substâncias chamadas de fitoquímicos, as quais demonstraram em pesquisas científicas benefícios potenciais à saúde. Um exemplo de um grupo de fitoquímicos presente no cacau e de importante destaque é o dos flavonoides.

Segundo a nutricionista Fernanda Reali, os malefícios do chocolate estão ligados à quantidade e à qualidade. Alguns tipos, principalmente os amargos, com maior teor de cacau e menor teor de açúcar e gordura, têm maior potencial de contribuir para a saúde em relação aos chocolates ao leite e branco. Com a devida moderação, é possível desfrutar do prazer de comer chocolate sem trazer prejuízos ao organismo, afirma.

Benefícios: fique atento

– É considerado o hormônio da paixão, pois estimula o cérebro, proporcionando prazer e euforia;
– Avilia a tensão pré-mestrual (TPM), agindo como um antidepressivo;
– Pode ser chamado também de hormônio da felicidade, aumentando a produção de serotonina e proporcionando sensação de prazer e bem-estar;
– Aumenta a imunidade, estimulando a produção de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias.
– Pode auxiliar na proteção dos neurônios contra doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Acompanhe
nossas
redes sociais