Obra de novo pórtico passa por adequação

Encantado

Obra de novo pórtico passa por adequação

Problemas na perfuração do terreno acarretaram alterações no projeto inicial

Obra de novo pórtico passa por adequação
Encantado

O ritmo da construção do novo portal do município desacelerou nesta semana.

Durante a retomada das obras, nessa segunda-feira, a perfuração do solo, trabalho que precede a instalação da base, precisou ser interrompida. Antes que chegassem à profundidade estabelecida, funcionários encontraram um leito de rocha maciça.

De acordo com o secretário de Planejamento, Roberto Antônio Turatti, a equipe de engenharia da administração municipal, junto com o engenheiro da empresa responsável pela execução dos trabalhos, está avaliando alternativas para garantir a instalação adequada do pórtico.

Segundo Turatti, há duas opções viáveis. Entre elas, uma técnica de perfuração de material rochoso, que precisa de um equipamento específico, e pode atrasar um pouco a obra, mas garante a profundidade necessária. Ou a ampliação dos blocos que compõem a base do monumento. “Estamos diante desse impasse até o fim de semana, mas o objetivo é garantir, também, questões de segurança”, pondera.

Até o momento, diz, é mais provável que a possibilidade seja executada, mesmo que seja mais dispendiosa. “Talvez possa retardar um pouco o fluxo da obra, mas ainda estamos dentro do cronograma. É uma coisa muito rápida, semana que vem será retomado o ritmo normal”, afirma.

O pórtico

A estrutura será instalada no início da rua Padre Anchieta junto à ERS-129. Em função do tamanho limitado do terreno, a montagem das ferragens foi feita em outro local, um dos motivos do atraso na retomada dos trabalhos.

De acordo com o Executivo, o pórtico, que terá 16 metros de largura e até nove de altura sobre a via, é um dos marcos da passagem do centenário do município. Os recursos são provenientes da administração municipal e de emenda do deputado federal Giovani Cherini.

No ano passado, a comunidade escolheu, por meio de voto no site da prefeitura, um dos três modelos disponíveis. Com mais de 76% dos votos computados, a primeira proposta foi a vencedora. A empresa vencedora da licitação foi a RCH Pavimentação e construções Ltda, de Capitão.

Segundo Turatti, a escolha não poderia ter sido feita de outra maneira. Para ele, essa é uma homenagem de todos para a cidade. “Nada mais justo do que permitir ao contribuinte participar deste momento tão importante”, conclui.

Centenário

Para comemorar os 101 anos de emancipação político-administrativa, a administração municipal realiza uma programação especial no dia 31. A solenidade ocorre na Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude a partir das 19h30min.

Será oficializada a doação à casa de cultura da réplica restaurada do moinho em miniatura, movido à água, construído em madeira por Astelido Ângelo Zanini “Tito”, em 1965, para as comemorações do cinquentenário da cidade. Também será inaugurado o Memorial do Centenário que abrigará documentos, fotos e vídeos que marcam a data.

Durante a cerimônia, serão homenageados o ex-jogador de basquete, Evandro Saraiva, e o cantor, Jorge Moreira, que dá nome ao novo espaço do Memorial Canto da Lagoa. A iniciativa é da Associação Cultural Encantado, com o auxílio da administração municipal, por meio das secretarias da Juventude, Desporto e Turismo e da Educação e Cultura.

Acompanhe
nossas
redes sociais