Município celebra aniversário de 24 anos

Santa Clara do Sul

Município celebra aniversário de 24 anos

Abertura da SantaFlor ocorreu ontem. Programação segue até domingo

Município celebra aniversário de 24 anos
Vale do Taquari

A festa em comemoração ao aniversário do município, a 3ª SantaFlor, abriu ontem à noite. Com a presença de prefeitos da região, deputados e comunidade, o evento terá feira de negócios, atrações artísticas e encontro de ciclistas.

Pelos corredores do ginásio municipal, os expositores puderam sentir uma prévia do que deverá ser a maior de todas as feiras. Para Silvania Schwingel, 52, expor as melhores produções do ano na feira é contar com a abertura de novos negócios.

Proprietária de uma floricultura que produz em torno de 120 mil mudas ao ano, Silvania expande as vendas para cidades do Vale e tem entregas ainda em Porto Alegre. As novidades deste ano são as plantas aromáticas e os temperos em conjunto com as flores. A intenção é de superar as vendas em até 20% em relação à última edição em 2014.

Segundo o presidente da feira, Gilmar Neumann, o projeto total conta com um investimento aproximado de R$ 500 mil, verba tanto do poder público quanto do setor privado. Diversos setores da cidade apostam no evento, que na última edição superou as expectativas, atraindo 40 mil pessoas ao ginásio municipal.

Presidente desde a primeira realização do evento, Neumann afirma que o movimento no comércio local aumenta consideravelmente nos quatro dias de feira. “Todos ganham, pois o movimento em restaurantes e pizzarias é bem maior.” Na última edição, no último dia do evento, uma pizzaria no centro contabilizou 400 rodízios de pizzas.

Criada em 2011, a SantaFlor diversificou a produção na cidade de seis mil habitantes. Produtores encabeçaram a proposta de vender flor e hoje o município é reconhecido no estado. Neste ano, o ginásio municipal é o palco para receber 50 mil visitantes até domingo.

Os 7,3 mil metros quadrados de espaços para 49 expositores reservam atrativos. Segundo Neumann, o diferencial deste ano é a infraestrutura maior, com patrocínios mais substanciais e a exposição de 15 agroindústrias do estado. “Trata-se de uma amostra das nossas potencialidades no que tange a indústria, comércio, serviços, produção rural e agroindústrias.”

Economia das flores

Desde a entrada da cidade, até chegar no local da feira, jardins públicos e particulares denotam um município voltado ao embelezamento por meio das flores. Hoje, quatro produtores somam juntos 11 estufas na cidade, produzindo por ano 350 mil vasos.

Na feira, dentro do ginásio, serão expostas 32 bancas. Na exposição, haverá lugar para as agroindústrias. O cultivo surgiu em 2006. Hoje a flor é considerada símbolo de Santa Clara do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais