Rech assume administração da diocese

Você

Rech assume administração da diocese

Ele substitui dom Canísio Klaus. Religiosos ainda aguardam nome do novo bispo

Rech assume administração da diocese
Estado

O Colégio de Consultores da Diocese de Santa Cruz do Sul, composto por dez padres, elegeu o sacerdote Zeno Rech como novo administrador diocesano. Ele foi escolhido em reunião realizada ontem no bispado.

Rech é vigário-geral em Santa Cruz do Sul. Com quase 44 anos de sacerdócio, assume o comando da diocese até o papa Francisco nomear um novo bispo. “Quando precisarmos, buscaremos a ajuda de outro bispo na região.”

Conforme o padre Zeno, em fevereiro, depois de uma espera de quase dois anos, o Vaticano nomeou o novo titular da diocese de Rio Grande. Como agora só existe a vaga em Santa Cruz do Sul, a expectativa é que o anúncio do sucessor de dom Canísio Klaus ocorra o quanto antes. Rech afirmou que as atividades da diocese continuam de maneira normal até a escolha de um líder. “É a primeira vez, desde 1959, que um bispo é removido para outra diocese e não temos um nomeado. Geralmente vem outro em seguida.”

Klaus comandou a diocese desde 18 julho de 2010. No dia 20 de janeiro deste ano, por ato do papa Francisco, foi transferido para Sinop, onde substitui dom Gentil Delazari, que apresentou pedido de renúncia por idade, 75, completados em setembro de 2015. “Estava feliz aqui e serei muito lá também. Estou sempre disponível para a Igreja, temos que ir onde mais precisam da gente.”Dom Canísio tomou posse no domingo passado. Sinop é a quarta maior cidade do Mato Grosso, com 150 mil habitantes.

Quem é Rech

Natural de Candelária, é filho de Ignácio e Elsa Maria Rech. Nasceu em 22 de julho de 1944. Foi ordenado diácono em 23 de abril de 1972, em Vale do Sol, por dom Alberto Etges. Em 22 de julho do mesmo ano, foi ordenado padre em Candelária.

Como ocorre a escolha

Os bispos da conferência nacional são consultados para sugerir três nomes, que são repassados para a Nunciatura Apostólica. De lá, são enviados para Roma e, a partir daí, será decidido o líder da diocese. Não há prazo para isso ocorrer.

Acompanhe
nossas
redes sociais