Amvat debate saúde e verba para presídio

Vale do Taquari

Amvat debate saúde e verba para presídio

Primeiro encontro do ano é hoje

Amvat debate saúde e verba para presídio

O atraso dos repasses estaduais na área da saúde e a obra do presídio feminino de Lajeado serão os principais assuntos debatidos na primeira assembleia geral da Amvat no ano.

Os prefeitos se reúnem hoje, às 17h, no Centro Administrativo de Santa Clara do Sul, durante a programação da 3ª Santa Flor.
O diretor parlamentar da Secretaria Estadual da Saúde, Alberto Tomasi, representará o titular da pasta, João Gabbardo dos Reis. Conforme o presidente da Amvat e prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, a entidade cobrará de Tomasi os repasses em atraso.

“Espero que a situação seja temporária, principalmente com a renegociação da dívida do Estado com a União”, aponta. Conforme Marasca, a depender dos resultados das conversas em Brasília, o Piratini terá capacidade para colocar as contas em dia.

O presidente do Foro de Lajeado, Luiz Antonio de Abreu Johnson, e o presidente da Associação Lajeadense Pró-segurança Pública (Alsepro), Dani José Petry, também participam da reunião. Eles falarão sobre as obras do presídio feminino e a expectativa é de uma nova rodada de negociações para custeio do restante do empreendimento.

A Amvat também deve definir durante o encontro a indicação de prefeitos para a diretoria e Conselho de Representantes do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), cuja eleição está marcada para o dia 31.

Outro assunto a ser debatido é em relação às mensalidades da entidade, suspensas no ano passado devido à crise financeira dos municípios. Os gestores devem decidir se a cobrança permanece suspensa.

Poucos encontros

Conforme Marasca, 2016 deve ter menos reuniões em relação aos anos anteriores devido às eleições municipais. Segundo ele, a partir de junho, os encontros tendem a ocorrer somente em ocasiões extraordinárias.  “Percebemos em anos anteriores que poucas pessoas participam durante o período eleitoral”, afirma. Mesmo assim, assegura a continuidade das ações da Associação em busca das demandas do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais