Academia lança livro Escritos/Escritores

Lajeado

Academia lança livro Escritos/Escritores

Quinta edição terá textos de escritores da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Academia lança livro Escritos/Escritores
Lajeado

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) lança amanhã a quinta edição do livro Escritos/Escritores. A publicação é uma coletânea de textos selecionados por meio de um concurso realizado pela entidade em 2015.

A cerimônia contará com a presença dos escritores Adriano Santana, de Salvador (BA), quarto colocado na categoria poesias; e Flávia Araújo Padula, de Poços de Caldas (MG), terceiro lugar entre os contos.

Também foram selecionadas crônicas, literatura infanto-juvenil e crônicas históricas. Participaram autores do Vale do Taquari, de Novo Hamburgo, Porto Alegre, além de autores dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

O concurso e a impressão do livro foram apoiados pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). Os quatro selecionados de cada categoria ganham um certificado de participação e um lote de cópias da publicação, que também estará disponível em repartições públicas da região.

De acordo com o ocupante da cadeira número 20 da Alivat, Adriano Turelli Spezzia, a iniciativa faz parte de uma série de ações de incentivo praticadas pela entidade. O intuito, revela, é promover o trabalho de novos talentos e e estimular a descoberta daqueles que ainda estão ocultos.

Para ele, outro fator importante é desmistificar a imagem da “academia”, popularizando suas ações e aproximando-a cada vez mais da comunidade do Vale do Taquari. “Não é para ser um círculo fechado, queremos popularizar, dessa maneira, desenvolvendo a cultura da nossa região.”

A seleção

O concorrência é de amplitude nacional, podendo participar escritores com idades de 14 a 18 anos. A temática é livre, desde que sejam escritos integralmente em língua portuguesa, e inéditos. Cada autor pode participar com apenas uma obra em cada categoria. Textos em prosa têm tamanho máximo de seis páginas, número que cai para duas no caso das poesias.

O material foi selecionado por uma comissão julgadora formada por cinco representantes da Alivat. Foram premiados os quatro melhores colocados de cada gênero. Caso a comissão avaliadora considere que mais textos merecem destaque, a partir do quinta, serão concedidas menções honrosas.

Os critérios priorizados serão a clareza na exposição do tema proposto, originalidade e correção ortográfica. Apenas os primeiros melhores de cada categoria tem textos publicados no livro Escritos/Escritores, junto com os integrantes da Alivat.

Acompanhe
nossas
redes sociais