Palestra aborda qualidade de vida feminina

Lajeado

Palestra aborda qualidade de vida feminina

Mais de cem mulheres participaram de painel em Lajeado sobre saúde física e mental

Palestra aborda qualidade de vida feminina
Lajeado

O terceiro Encontro de Mulheres integrou a agenda de homenagens do mês da mulher na comunidade evangélica do município. O evento ocorreu no sábado, 12, e reuniu mais de cem participantes.

Um dos destaques foi a palestra da psicóloga Roseli Kühnrich de Oliveira, de Porto Alegre, cujo tema foi “Pra não perder a alma” também título de seu livro.

A atividade foi organizada por uma comissão de voluntárias e começou com café da manhã no centro comunitário evangélica. Em seguida, foi realizada uma acolhida com dinâmicas em grupo. Às 12h30min, foi servido o almoço e à tarde a discussão foi retomada.

De acordo com Roseli, os grandes dramas da atualidade são a competição, a distração e a fragmentação. “Com isso perdemos a essência, o sentido da vida, nos distanciamos de nós mesmos e de outros, em meio a toda a tecnologia da comunicação”, pondera.

A conversa, indica, visa resgatar aspectos da espiritualidade emocionalmente saudável. Ela também ressaltou a importância de cuidar de si, da vida, da família, da pessoa, da espiritualidade. Esses tópicos foram abordados a partir do ponto de vista da psicologia e da saúde emocional. “Somos todas aprendizes da esperança e cada pessoa tem a possibilidade de ser protagonista da sua história”, sugere.

Segundo a dona de casa Iara Roveda, 59, que participou de todos os encontros, as atividades beneficiam significativamente a vida da mulher. Muitas vezes é possível refletir, afirma, analisar e perceber que, com tranquilidade, devo continuar minha caminhada. “Foi bom, pois pude ver que estou no caminho certo e devo continuar cuidando de mim mesma”, conclui.

A palestrante

Psicóloga clínica com especialização em Terapia Familiar e mestre em Teologia, Roseli prioriza as pesquisas sobre ética do cuidado, cuidado aos cuidadores e o esgotamento entre os profissionais das relações de ajuda. Ela ministra cursos sobre família, perdão e relações afetivas; luto, psicologia, arte e espiritualidade. É idealizadora do

Projeto Cuidando de Quem Cuida e dos Retiros Renovatium de Silêncio, que visam a saúde integral, acompanhamento psicológico e mentoria. O livro mais atual da autora é Pra não perder a alma. A publicação fala da atenção especial à necessidade que os líderes/cuidadores têm de cuidar de si tanto quanto cuidam dos outros.

Com mais de 30 anos de profissão ouvindo relatos de pessoas em sofrimento psíquico, Roseli fala como o conhecimento e pesquisas científicas sobre o cuidado e qualidade de vida fornecem dados substanciais para a saúde integral. “Além disso, como terapeuta familiar e professora, procuro socializar conhecimentos, incentivando que cada pessoa busque formas saudáveis de viver. E para isso incluímos a comunicação e o perdão.”

Acompanhe
nossas
redes sociais