Governo destina R$ 10,1 mil para chocolate

Lajeado

Governo destina R$ 10,1 mil para chocolate

Licitação para compra de lembranças de Páscoa foi aberta na semana passada

Governo destina R$ 10,1 mil para chocolate
Lajeado

Com a compra de 2,3 mil barras de chocolates de diversos sabores, a administração municipal pretende presentear todos os servidores.

Os produtos terão entre 130 e 150 gramas. O objetivo é entregá-los como “lembranças de Páscoa”. Conforme o edital de licitação na modalidade convite, o valor referência para cada unidade está orçado em R$ 4,40, totalizando um gasto de R$ 10,1 mil.

O edital prevê a participação exclusiva de microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP). No site de transparência, ainda não constam as informações sobre a data e o horário para a abertura das propostas concorrentes.

Questionado sobre o objetivo dos gastos de R$ 10,1 mil com barras de chocolate, o prefeito Luís Fernando Schmidt diz que a medida tem por objetivo a “economia.”. “O governo e o Comitê da Qualidade optaram só por marcar datas especiais, como Natal e Páscoa, destinando lembrança aos servidores. Antes, por tradição, se investia nisso e também em outras ações.”

De acordo com Schmidt, gestões passadas gastaram mais em eventos como a Festa da Qualidade, que segundo ele gerava um custo médio entre R$ 40 e R$ 50 mil só para uma noite de festa e premiação, por exemplo.

O prefeito comenta ainda que os R$ 10,1 mil provêm do Fundo Municipal da Qualidade, instituído por lei em 2005, com o objetivo – entre outros – de valorizar e qualificar os servidores, oferecendo cursos em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), por exemplo. “O gerenciamento deste Fundo é de responsabilidade do Comitê da Qualidade.”

“Na câmara, café “gourmet”

Outro edital de licitação, esse na modalidade pregão presencial, prevê gastos de até R$ 20 mil – sob demanda – com a compra de pacotes de café “gourmet”, leite em pó e achocolatado para uso dos vereadores e servidores da câmara municipal de Lajeado. A abertura das propostas ocorre no dia 24.

As mercadorias servem para abastecer uma máquina de produção das bebidas, cujo contrato de aluguel foi assinado em setembro de 2015 com a empresa Café Qualitá, a um custo mensal de R$ 200. O contrato de locação do aparelho foi firmado com um empresário cujo empreendimento está sediado em Muçum.

O pregão presencial prevê a compra de até 550 quilos dos produtos em 2016. São 300 pacotes de café solúvel “gourmet” com 500 gramas cada, e cujo valor referência previsto pelo setor de compras da prefeitura ficou em R$ 34,40. No total, serão R$ 10,3 mil.

A compra sob demanda prevê ainda 200 pacotes de leite em pó de um quilo, sem açúcar, a R$ 25,40 cada, totalizando R$ 5 mil. O mesmo edital também orça em R$ 23,50 o preço referência de cada um dos 200 pacotes de achocolatado, gerando um custo total de R$ 4,7 mil.

Hoje, vereadores e demais servidores da câmara podem escolher entre café forte, café fraco, café com leite, capuccino e chocolate quente na máquina. Antes disso, todos os 17 gabinetes eram abastecidos duas vezes por dia só com garrafas térmicas de café preto.

Estado gasta R$ 616 mil com café e copeiros

Uma reportagem do grupo RBS mostrou dados referentes aos gastos com cafezinho e com salários e encargos trabalhistas dos copeiros. Só em 2015, conforme dados disponibilizados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o governo de José Ivo Sartori gastou R$ 616 mil. Desse montante, 93% foram para custear os servidores estaduais contratados para servir em 19 secretarias estaduais, gabinetes do governador e vice, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e demais repartições.

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