Festa relembra clássicos de Teixeirinha

Poço das Antas

Festa relembra clássicos de Teixeirinha

Filho e neto do compositor atraíram mais de 400 pessoas para comemorar festa anual

Festa relembra clássicos de Teixeirinha
Vale do Taquari
oktober-2024

Show com filho e neto do cantor gaúcho Teixeirinha marcou a festa anual da Capela Mãe de Deus. A atração esperada pela comunidade iniciou na manhã de domingo, com missa solene. Ao meio-dia, a organização serviu almoço para mais de 400 pessoas. A apresentação musical encerrou a comemoração à tarde, na Sociedade União de Boa Vista (SUBV).

Rene Theisen, 68, se emocionou ao recordar as canções marcantes de Teixeirinha, como Coração de Luto e Velho Casarão. Quando era jovem, ouvia a voz embargada do cantor no programa da Rádio Farroupilha. As músicas rodavam cedo, antes das 7h. Enquanto tomava chimarrão, a letra e melodia lhe davam disposição para seguir o trabalho na roça.

Entre as lembranças realçadas na memória, o encontro com o cantor em Rosário do Sul. “Ele estava se apresentando em um circo e pude vê-lo e ouvi-lo de perto. Foi muito bom ouvir um artista pessoalmente. Antes era só pela rádio”, diz.

Contraste de gerações

Embora aprecie o modo de cantar do filho e neto, Rene percebe que muitas coisas mudaram. “Hoje eles cantam mais acelerado e não tem o mesmo sentimento nas músicas que Teixeirinha cantava. Existe a semelhança física, mas na voz é um pouco diferente. Na verdade não tem como comparar, ele era único.”  A segunda e terceira geração da família se profissionalizou na música em 1991.

Ícone gaúcho

Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) nasceu em Rolante em 3 de março de 1927. Com 6 anos de idade, perdeu o pai Saturno Teixeira, e aos 9 ficou órfão depois da morte da mãe Ledurina Mateus. Desde então, viveu com parentes e fazia serviços diversos pela região para arrecadar dinheiro.

Quando completou 18 anos, começou a trabalhar no Daer como operador de máquinas. Depois de seis anos na função, decidiu apostar na música para garantir o sustento. Durante esse período, tocou e cantou em rádios de Lajeado, Estrela, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul.

O cantor mudou-se para Porto Alegre e recebeu convites para cantar em São Paulo. Excursionou pelo Brasil e recebeu o Prêmio Chico Viola, da TV Record. A canção de maior sucesso é Coração de Luto, que conta detalhes do que sentiu quando a mãe morreu. A música já vendeu mais de 25 milhões de cópias.

Acompanhe
nossas
redes sociais