Executivo projeta centro de convivência

Mato Leitão

Executivo projeta centro de convivência

Serão atendidos idosos acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social

Executivo projeta centro de convivência
Vale do Taquari

A administração municipal, em parceria com a Associação dos Idosos de Mato Leitão (Assima), quer criar o Centro Dia de Atendimento ao Idoso.

Conforme o presidente da entidade, Elemar Weber, a ideia é oferecer um espaço onde familiares possam deixar o idoso durante o dia. “É necessário criar um local adequado visto que esta faixa etária cresce a cada ano e muitos não têm condições de ficar sozinhos em casa.”

Pelo projeto, serão realizadas oficinas de saúde, lazer, cultura e convivência. “Não ficariam isolados, evitamos acidentes domésticos e daremos um exemplo de como eles precisam ser cuidados.”

Os idosos ficariam no local em tempo integral, entre 7h30min e 17h. A prefeita Carmen Goerck elogiou a iniciativa e diz que o Executivo busca um prédio na área central que ofereça as condições necessárias para a instalação desse projeto. As atividades seriam coordenadas pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Cidadania.

O centro atenderia pessoas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos. Para conseguir atendimento, necessitam estar em vulnerabilidade ou risco social. A renda per capita mensal da família deverá ser igual ou inferior a meio salário mínimo. Além disso, precisa morar na cidade há pelo menos seis meses.

No município, outras ações são desenvolvidas para que a população tenha um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Entre elas, visitas regulares na residência dessas pessoas, bailes e eventos próprios para a terceira idade, encontros com profissionais de saúde e viagens de integração. Dos 3.865 habitantes do município, 15,7% são idosos.

Como funciona

Inicialmente serão criadas dez vagas. O atendimento será de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), entre 7h30min e 17h. Cada família ficará responsável pelo transporte até o local. O centro funcionará com uma equipe técnica de profissionais, responsável pela organização e planejamento do serviço, e uma equipe operacional, que cuidará da manutenção e funcionamento do equipamento. Será oferecida alimentação  para os idosos.

Acompanhe
nossas
redes sociais