Aventureiros se unem para fortalecer atividade

Esporte de aventura

Aventureiros se unem para fortalecer atividade

Mostrar potencialidades do Vale do Taquari é objetivo dos adeptos do esporte de aventura

Aventureiros se unem para fortalecer atividade
Vale do Taquari

Public House Adventure, Latitude 29 Escola de Voo Livre, Off Aventura, V13 Adventure e Up Adventure se reuniram no primeiro Encontro dos Aventureiros de Lajeado e Região.

O evento ocorreu no domingo passado, no Parque Histórico, em Lajeado.Cerca de 30 pessoas acompanharam as atividades.

Embora o público fosse aquém do esperado, um dos organizadores, Marlon Fagundes dos Santos, destaca que o principal objetivo foi alcançado. “Conseguimos reunir, pela primeira vez, o pessoal e discutir como desenvolver os esportes de aventura e ecoturismo. Foi a arrancada inicial.”

Na ocasião, os aventureiros expuseram equipamentos, divulgaram as potencialidades do Vale do Taquari e fizeram simulações de rapel e escalada.

Representante da V13 Adventure, Diego Bagnara destaca a importância da união dos adeptos. “Quanto mais gente divulgando, melhor para o esporte.”

A empresa está no mercado faz três anos. Trabalha com rapel, trekking, pêndulo, escalada, slackline e boia cross. As atividades são realizadas em Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. Conforme Bagnara, o esporte de aventura atrai turistas de todo o mundo. “Já recebi no V13 japoneses, chilenos e australianos. Volta e meia vem grupos da capital para cá.”

Representante do Off Aventura, de Estrela, Brian Dias percebe que a troca de experiência entre as empresas possibilita novos projetos. “Não somos concorrentes. Nosso objetivo é levar o esporte para todas as pessoas e que elas saibam que existe essas opções aqui.”

Um segundo encontro está previsto para os próximos dois meses. Os aventureiros também estudam a possibilidade de organizar um evento unindo rapel, canoagem e voo livre.

Voo livre

No Vale do Taquari, três municípios têm rampas para voo livre. Elas estão localizadas em Roca Sales (Morro do Bicudo), Teutônia (Lagoa da Harmonia) e Encantado (Morro do Lajeadinho). Há outras três inativas na região: Morro Lohmann (Roca Sales), Morro Gaúcho (Arroio do Meio) e Montanha do Gericó (Marques de Souza).

Conforme o proprietário da Latitude 29 Escola de Voo Livre, Ricardo Majolo, o Vale tem boas condições geográficas para a prática do esporte. “Estamos entre a parte baixa e alta do estado, recortado pelas várzeas dos rios Taquari e Forqueta. Isso possibilita decolagens em todas direções do vento.” A região também tem uma associação de voo livre. Fundada em 1998, a AVTVL reúne 55 associados e participa de competições estaduais e nacionais.2016_03_16_fábio kuhn_esporte de aventura_voo livre


Rapel e pêndulo

A descida por paredões com cordas especiais é realizada em, pelo menos, dez municípios do Vale do Taquari (Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Ilópolis, Teutônia, Progresso, Capitão, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Marques de Souza e Boqueirão do Leão).

O Perau da Nega, em Boqueirão do Leão, é a maior descida do Vale com mais de 150 metros de altura. Segunda maior fica em Vespasiano Corrêa: é o V-13, com 145 metros de altura. Um dos principais pontos turísticos de Arroio do Meio, a Ponte de Ferro é utilizada para o pêndulo.2016_03_2016_fábio kuhn_esportes de aventura_pendulo


Passeio de caiaque e aulas de stand-up

Atividades são oferecidas pelo Public House Adventure nos rios Forqueta e Taquari – extensão entre os campings de Marques de Souza e o Porto de Estrela. Outras duas lagoas também possibilitam os esportes náuticos: Bonifácio, em Cruzeiro do Sul, e Garibaldi, em Encantado.2016_03_16_fábio kuhn_esportes de aventura_canoagem

Acompanhe
nossas
redes sociais