Univates aprimora parceria com o Google

Lajeado

Univates aprimora parceria com o Google

Iniciativa dissemina uso de plataformas on-line

Lajeado

O desenvolvimento de ferramentas voltadas à educação é uma questão priorizada por multinacionais da web. A ampliação do vínculo, estabelecido com a região em 2014, deve ser celebrada no “Univates Gona Google”, que ocorre na quinta-feira, 17, a partir das 18h no Teatro do Centro Cultural.

O objetivo é discutir os impactos da parceria, considerando o cenário das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. O gerente de programas sênior do Google no país, Rodrigo Vale, participa do evento.

De acordo com um dos coordenadores da atividade, o professor Luís Antônio Schneiders, essa é a primeira ação de outras programadas para 2016. Entre elas, um fórum de experimentação de tecnologias e metodologias educacionais, um ciclo de oficinas para docentes e equipe administrativa e uma sequência de palestras.

Segundo Schneiders, a aproximação entre tecnologias e metodologias de ensino é inevitável e pode potencializar o processo de aprendizagem. Para ele, aplicativos criados com bases didáticas podem fazer com que professores e alunos trabalhem em uma plataforma comum, minimizando choques culturais e de geração. “Não se trata apenas de coletar, tabular e processar informações”, contrapõe.

Educação como prioridade

De acordo com o representante do Google, Rodrigo Vale, a ideia do evento é apresentar as ferramentas e a motivação da empresa para criá-las. A companhia, indica, é uma das poucas em que os fundadores não deixaram a faculdade para criar uma Startup. “Ambos terminaram a faculdade, fizeram mestrado e doutorado para só assim criar o Google”, revela.

Por esse motivo, sugere, os fundadores da multinacional expressam o desejo de devolver à educação tudo o que foi proporcionado. Um dos exemplos dessa retribuição é o Google Apps For Education, uma plataforma de colaboração on-line que permite compartilhar conhecimento.

Da mesma forma, sugere, os Chrome Books são ferramentas que facilitam a gestão de laboratórios, foram adotados por um grande número de escolas nos Estados Unidos. A Univates, declara, está adotando essa plataforma. “Desta forma decidimos celebrar essa decisão juntos uma vez que a mesma ajudará a instituição a expandir o espírito inovador que tem”, pondera.

Formação de representantes locais

O Programa Alunos Embaixadores Google (AEG) é focado na formação de acadêmicos de Pedagogia interessados em aprender mais sobre a plataforma do Google for Education. A turma participará dos cursos oficiais Google Educator Level 1 e Level 2.

Os integrantes do grupo compõem a Google Guides da Univates, uma equipe de representantes locais da empresa, dedicados a qualificar alunos e professores. Os três discentes de maior destaque no programa recebem um Samsumg Chromebook 2 e farão uma visita ao Google SP. A formação ainda não tem data.

Acompanhe
nossas
redes sociais