Crise aumenta venda de ovos artesanais

Vale do Taquari

Crise aumenta venda de ovos artesanais

Enquanto grandes indústrias projetam queda, chocolaterias ampliam produção

Crise aumenta venda de ovos artesanais
Vale do Taquari
oktober-2024

A indústria gaúcha de chocolate prevê queda de 7,1% nas vendas de ovos de Páscoa em 2016. Ao mesmo tempo, fabricantes artesanais comemoram crescimento de até 30% em relação ao mesmo período de 2015.

A comerciante Angela Wink faz pesquisas de preço em grandes supermercados da região duas semanas antes da Páscoa. Para ela, a compra de ovos com brinquedos não vale a pena. “São os mais caros e têm pouco chocolate”. Neste ano, no segundo supermercado que visitou, observou diferenças de até R$ 9 em ovos de 400gr.

A montagem das cestas de Páscoa do filho de 5 anos e dos dois afilhados inclui chocolates caseiros. “Para compras menores, prefiro os ovos decorados”. Neste ano afirma que economizará até R$ 80 ao optar por produtos artesanais.

Opção de economia

Fundador de uma fábrica de chocolates artesanais de Estrela, Hari Schneider, credita a crescente demanda por decorados ao desejo dos consumidores por novidades e preço baixo.

De acordo com o empresário, neste ano o consumo de produtos de menor valor aumentou, enquanto os presentes mais caros tiveram pequena queda nas vendas. Em 2015, chegou a produzir ovos de até quatro quilos, avaliados em R$ 180. Neste ano, os maiores são de 1,8 kg.

Em 2016, os ovos de 300 gramas e os biscoitos de mel com chocolates, decorados lideram as vendas. Nesta temporada, Schneider conta com uma produção diária de 300 quilos.

Expectativa de queda

Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 42% dos supermercadistas esperam vendas inferiores para a Páscoa deste ano. Cerca de 39% deles acreditam em queda no varejo e apenas 18% dos empresários esperam melhora no desempenho em relação ao ano passado.

Os produtos de menor valor como bombons e barras são os mais procurados. No início do ano, a alta do dólar provocou aumento nos preços. Os ovos ficaram em média 16,2% mais caros. Os bombons tiveram alta de 15,6% e os chocolates em barra, 13,9%.

A pesquisa da Agas foi realizada durante os meses de janeiro e fevereiro e foram ouvidos 20 supermercadistas do estado e de empresas de diferentes portes. A queda no estado segue a tendência nacional.

Decorativos vendem mais

A auxiliar administrativo Ana Cristina Heck começou a fazer chocolates caseiros faz cerca de dois anos, para completar a renda. Em época de páscoa, os ovos de brigadeiro são os principais pedidos.

Entre as opções estão recheios de brigadeiro, branquinho, amendoim, coco e maracujá.
Neste ano, ela espera um aumento de 30% nas vendas em relação ao ano passado. Segundo ela, muitos clientes passaram a comprar o caseiro para fugir do apelo da publicidade infantil. “Nas vendas casadas, as crianças querem o brinquedo, e no artesanal, buscam o sabor, o produto em si”.

Ana Barth iniciou no ramo de doces faz três anos. Nesta Páscoa, o foco é o ovo de colher, que oferece na mesma embalagem a metade de um ovo recheado e o utensílio. Ela espera um aumento de 25% nas vendas. Antes de entrar a temporada, Ana publica no Facebook o cardápio. Antes dessa publicação, Ana já tinha 20 encomendas de ovos grandes. “O produto foge do convencional. É mais em conta financeiramente e tão saboroso quanto.”

Acompanhe
nossas
redes sociais