Central telefônica do Samu reduz serviço

Estado

Central telefônica do Samu reduz serviço

Salários atrasados motivam decisão. Estado promete pagar até o fim do mês

Central telefônica do Samu reduz serviço
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oktober-2024

A falta de repasse do governo estadual para o pagamento das telefonistas que atuam na central do Samu interfere no atendimento à população.

Desde terça-feira, houve redução no número de profissionais no setor. Apenas 30% da equipe segue recebendo as ligações pelo 192.

Os atrasos ocorrem há três meses. A central do serviço funciona 24 horas. No Vale, há seis unidades em atendimento. O Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa) é responsável pela gestão do serviço. A equipe é composta por cerca de 70 pessoas.

O custeio parte de convênio entre os três entes da federação. A União paga 50% e o restante é dividido entre Estado e municípios.

De acordo com a coordenadora regional do Samu, Noemi Dallavecchia, como os todos os telefonemas são repassados para a central em Porto Alegre, as equipes locais não têm informações sobre dificuldades nos pedidos de socorro. “Continuamos atendendo da mesma forma.” Segundo ela, nenhuma notificação sobre a paralisação das telefonistas foi repassada à coordenação local.

Em média, as unidades da região atendem três chamados por dia, com exceção de Lajeado, onde os atendimentos ficam entre cinco e seis. Em 2014, o Consisa solicitou a ampliação no número de unidades.

O Ministério da Saúde chegou a aprovar a instalação de mais oito centrais do Samu, mas os veículos não foram enviados. As unidades iriam para Marques de Souza, Arroio do Meio, Fazenda Vilanova, Ilópolis, São José do Herval, Dois Lajeados, Boqueirão do Leão, além da avançada (com UTI) para Estrela.

Empresa assume pagamento

Até as 18h de ontem, a empresa terceirizada responsável pela central telefônica do Samu, a F.A Recursos Humanos, fez o pagamento dos funcionários com recursos próprios. “Temos um contrato com o Estado que estabelece o acerto pelo serviço até o quinto dia útil. Há 90 dias recebemos com atrasos”, diz o superintendente Giovanni Zanini. A Secretaria Estadual da Saúde declarou que fará o depósito até o dia 31 de março.

As dificuldades de caixa do Estado ocorrem desde o início do ano passado e atingem inclusive o pagamento da dívida com a União. Desde abril de 2015, as contas do RS foram bloqueadas oito vezes.

Trote

Chamados desnecessários, ligações repetidas e trotes dificultam o trabalho do Samu. Apenas 20% das ligações são encaminhadas para os socorristas. Por dia, mais de três mil ligações desnecessárias são recebidas na central.
A média de trotes superou mil por dia. Chamadas de cidades que não fazem parte da abrangência do Samu também congestionam a central.

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