Um ponto e duas posições separam o Lajeadense e o Glória na tabela de classificação do Campeonato Gaúcho 2016. Às 20h desta segunda-feira, as equipes se enfrentam na Arena Alviazul, em Lajeado, em um jogo direto por um dos lugares fora da zona do rebaixamento.
O Lajeadense é a primeira equipe dentro da zona do rebaixamento. Com 5 pontos, ocupa o 12º lugar e está à frente do Veranópolis, em virtude do saldo de -4 contra -5 do time da Serra Gaúcha. O Glória tem 6 pontos e está na décima colocação. “Será uma decisão, temos que respeitar a equipe, mas necessitamos pontuar,” avalia o técnico Edson Porto.
O time comandado por Porto terá os desfalques do volante Maurinho e do zagueiro Edson Borges, suspensos. Já o volante Marabá retorna depois de tratar uma lesão e pode figurar no time titular. A definição do time sairá somente após os treinamentos do fim de semana. No único encontro entre as equipes nesta temporada, o Lajeadense venceu o amistoso por 3 a 2.
Glória busca recuperação
Depois de vencer o Veranópolis na estreia, o Glória não pontuou mais. São três derrotas e outros três empates. O grupo trabalhou em dois turnos durante toda semana, com atividades na academia e treinamento com bola.
No segundo período, o técnico Rodrigo Bandeira exercitou a posse de bola e as movimentações em espaço curto, com exigência de intensidade no jogo. O provável time deve ter: Rafael Roballo, Danilo, PV, Alisson, Márcio Goiano, Luanderson, Elyeser, Cleiton, Eder, Baré e Leandro.
Gre-Nal 409: 6 pontos em jogo
Um Gre-Nal atípico ocorre neste fim de semana. A partir das 18h30min, a Arena recebe o clássico que vale pontos para o Gauchão e também para Copa Sul/Minas/Rio.
O técnico Argel Fucks faz mistério. Fora dos gramados desde a vitória por 2 a 1 sobre o Passo Fundo, na terceira rodada do Gauchão, no dia 11 de fevereiro, Vitinho pode voltar ao Inter no Gre-Nal 409. Na sexta-feira, Argel Fucks fez um trabalho com bola e colocou o atacante no time titular no lugar de Aylon.
Se confirmada a entrada de Vitinho, o time deve ter: Alisson, William, Paulão, Ernando, Artur, Rodrigo Dourado, Fabinho, Anderson, Andrigo, Vitinho (Aylon) e Eduardo Sasha.
Já o técnico gremista Roger Machado aguarda o posicionamento do Departamento Médico para definir o time titular. Após a vitória contra a LDU, o comandante afirmou que atletas em condições de jogo atuariam.
O último triunfo Tricolor sobre o Colorado em Gauchões ocorreu nas quartas de final do primeiro turno do Gauchão de 2012, no Beira-Rio. Na ocasião, Roger Machado foi o técnico interino já que Caio Jr. havia sido demitido três dias antes, após derrota para o São José.
Na partida, realizada no dia 20 de fevereiro, Léo Gago abriu o placar para o Grêmio. Leandro Damião ainda empatou, mas Kleber Gladiador, recém-contratado pelo clube, anotou o segundo e garantiu a vitória gremista por 2 a 1.
Desde então, ocorreram nove Gre-Nais por Gauchão, com seis vitórias coloradas e três empates. O Inter ainda levou a melhor em duas finais, 2014 e 2015, e eliminou o Grêmio em mata-matas em duas oportunidades, segundos turnos de 2012 e 2013.