Centro clínico pode reduzir  espera por especialidades

Vale do Taquari

Centro clínico pode reduzir espera por especialidades

Univates busca parcerias com poder público para viabilizar convênio com o SUS. Capacidade de atendimento chega a 3,7 mil consultas por mês a partir de 2019

Centro clínico pode reduzir  espera por especialidades
Vale do Taquari

O Ambulatório de Especialidades do Centro Clínico Univates será inaugurado nesta segunda-feira.

Resultado de um investimento de R$ 10 milhões, o espaço para consultas e exames de média complexidade por meio do SUS tem potencial para reduzir a lista de espera da rede pública.

Nos primeiros meses de atendimento, estarão disponíveis serviços de cardiologia, hematologia e pneumologia. No dia 21, começam os de ginecologia/obstetrícia. Até o fim de 2018, outras dez especialidades serão oferecidas no espaço, que deve realizar 3,7 mil consultas por mês a partir de 2019.

A Univates agora busca estabelecer parcerias com o poder público para assegurar os atendimentos pelo SUS. De acordo com a coordenadora da unidade, Fabíola Colombo Müller, as tratativas incluem as administrações municipais, a Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa).

Na terça-feira passada, a Comissão Intergestores Regional (CIR) aprovou a busca de recursos. Conforme o titular da 16ª CRS, Vitor Hugo Gerhardt, como o governo gaúcho não tem capacidade financeira para fazer novos investimentos, a alternativa é realocar verbas hoje destinadas a Porto Alegre.

“É um projeto excelente para a região e vamos trabalhar para que os pacientes dessas especialidades não precisem mais se deslocar até a capital”, aponta. Ele defende a inclusão de recursos federais e estaduais no projeto, mas não tem previsão sobre a conclusão desse processo.

Enquanto as verbas da coordenadoria não chegam, uma das opções é viabilizar atendimentos via Consisa. A entidade se reúne nesta segunda-feira para avaliar a aprovação do Centro como prestador de serviços. De acordo com o presidente do Consisa, Nilton Rolante, a Univates apresentou a tabela de valores e a capacidade de atendimento em encontro na semana passada. “Agora depende de uma decisão técnica dos gestores municipais.”

Segundo ele, caso a resposta seja positiva, será firmado um contrato entre as partes, mas a decisão final sobre os encaminhamentos ficará por conta dos municípios. Porém, diz não ser possível demandar novos custos às gestões municipais.

Gestão plena

Cidades com gestão plena em saúde podem determinar o redirecionamento das verbas ao Centro Clínico. O primeiro município a contratar os serviços foi Lajeado, que assumirá 25% da oferta de consultas. De acordo com o secretário da Saúde, Glademir Schwingel, a estrutura deve reduzir as filas de espera em especialidades já existentes na cidade, como cardiologia e ginecologia. Em áreas como hematologia e pneumologia, afirma que o município deixará de enviar pacientes a Porto Alegre.

“Isso significa que as pessoas não precisarão ficar o dia inteiro na capital para fazer uma consulta”, ressalta. Para Schwingel, a oferta gradual de novas especialidades tem a vantagem de possibilitar ajustes no serviço antes do funcionamento total.

“O Centro Clínico tende a ser a melhor alternativa para média complexidade”, acredita. Conforme o secretário, a iniciativa é fundamental para o avanço do processo de regionalização da saúde, desde que ocorra a conexão entre a Univates e os demais órgãos e instituições atuantes no setor.

Início dos atendimentos

Os primeiros atendimentos ocorrem a partir desta segunda-feira, por meio dos encaminhamentos da Secretaria de Saúde de Lajeado. Conforme Fabíola Müller, pacientes que querem ser atendidos pela Univates precisam antes ser encaminhados aos postos de saúde do município.

“O médico vai avaliar a necessidade de uma consulta especializada”, ressalta. Segundo ela, a instituição busca estabelecer parcerias com os hospitais para garantir o tratamento completo dos pacientes, o que inclui cirurgias e outros procedimentos.

O Centro Clínico funcionará de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 12h15min e das 13h15min às 17h30min. O espaço reúne todos os atendimentos da Univates na área da saúde, incluindo o Ambulatório de Especialidades, a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde, a Clínica de Fisioterapia, a Farmácia-Escola e o Laboratório de Análises Clínicas.

O Ambulatório de Especialidades terá como diretor-técnico o doutor João Batista Pozzato. As atividades serão realizadas inicialmente por cinco médicos, além de assistente social, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos em enfermagem e assistentes administrativos.

O espaço é equipado com nove consultórios, restaurante e lancheria, recepção com capacidade para 50 pessoas, miniauditório, salas administrativas, sala de recuperação com sete leitos e salas para exames, farmácia interna e estoque. A estrutura receberá alunos de Medicina a partir do 5ª semestre. Eles acompanharão as atividades realizadas por profissionais.

Acompanhe
nossas
redes sociais