Mortandade de peixes alerta moradores

Vale do Taquari

Mortandade de peixes alerta moradores

Laboratório da Univates analisa amostras para saber o motivo da contaminação

Mortandade de peixes alerta moradores
Vale do Taquari
oktober-2024

Dois casos de morte de peixes chamaram a atenção de moradores de Westfália, Teutônia e Imigrante. Esse último município teve a ocorrência mais recente, verificada ontem à tarde, na Barragem do Arroio da Seca, com curso pelo centro.

No fim de semana, situação semelhante foi registrada no Arroio Schmidt, entre Linha Frank e Vila Cuba, divisa entre as cidades.

Em ambos os casos, o motivo mais cogitado foi de depósito irregular de material orgânico, como dejetos de suínos ou químico. No caso de Imigrante, integrantes do laboratório de análises da Univates estiveram no local para coleta de amostras.

Em Teutônia, moradores relataram mau cheiro e coloração escura da água. O município havia registrado morte de peixes em 2014. Ontem, alguns buscaram explicações do poder público, em Westfália. O período mais crítico foi durante a tarde de sábado. Em alguns pontos do arroio, os peixes estavam nas margens.

Uma viatura do Grupo de Policiamento Ambiental (GPA) de Estrela se deslocou até Imigrante para verificar a situação. De acordo com o sargento Rogério Alves, novas vistorias devem ser feitas. Entre os riscos gerados pela contaminação, estão a mortandade de animais domésticos.

Relembre os casos

Mortandade de peixes havia sido registrada em janeiro, no Arroio Jararaca, no bairro São Caetano, Arroio do Meio. Moradores relatam recorrência do problema faz cinco anos. Atribuem a situação ao despejo de efluentes na rede pluvial.

Fatos semelhantes já haviam sido verificados pelo GPA em agosto de 2012 no Arroio Sampaio, em Cruzeiro do Sul. Na época, uma empresa da região foi autuada por crime ambiental.

No mesmo ano, o órgão teve mais de 50 ocorrências do tipo na região. Em uma delas, moradores de Forquetinha denunciaram um produtor por derramar dejetos de suínos no Arroio Alegre. O problema chegou a atingir o Arroio Forquetinha.

Acompanhe
nossas
redes sociais