Governo finaliza Plano Municipal de Turismo

Lajeado

Governo finaliza Plano Municipal de Turismo

Metas estipulam melhorias às próximas décadas

Governo finaliza Plano Municipal de Turismo
Lajeado
oktober-2024

O Executivo pretende, até 2020, fazer da cidade um dos principais polos de turismo de negócios, eventos e turismo cultural. A ideia é disponibilizar infraestrutura adequada, organização e qualidade de atendimento para os turistas. Plano Municipal de Turismo foi apresentado ontem.

Cerca de 20 representantes de entidades civis prestigiaram a apresentação. A secretária de Cultura (Secultur), Neca Dalmoro, e o turismólogo, André Buosi, debateram as metas e diretrizes que envolvem a área do turismo até 2020. Estiveram presentes profissionais do ramo de hoteleira e gastronomia, escritores, fotógrafos e representantes da Acil e do Legislativo.

O plano completo será publicado em breve no site da prefeitura. “Seguimos as diretrizes dos planos estadual e federal. Para tal, um grupo gestor foi formado em 2014, após a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur)”, informa Buosi. O principal objetivo é atrair número maior de turistas. Na última contagem, em 2013, foram 103,5 mil registrados no Centro de Atendimento, no shopping.

A intenção da Secultur é contratar uma empresa de consultoria para auxiliar no planejamento estratégico e de marketing. “A ideia é buscar mais eventos. Atrair os empreendedores”, complementa o turismólogo. Segundo ele, a cidade já tem boa programação de eventos, principalmente aqueles organizados pela Secultur, Univates e Acil.

Além do turismo de eventos e negócios, o profissional salienta a importância de retomar as atividades esportivas náuticas no Rio Taquari. Para ele, o manancial tem grande potencial para o ecoturismo. Cita ainda as reformas do belvedere, na rua Osvaldo Aranha, um dos pontos de destaque no projeto de reforma de toda a orla do rio.

Após finalizar as adequações sugeridas pelos participantes durante o encontro de ontem, o grupo gestor da Secultur encaminhará o Plano Municipal para ser votado na câmara de vereadores. Entre as justificativas do projeto de lei, “estimular o aproveitamento turístico de recursos naturais, construídos e culturais, visando a sua preservação, manutenção e valorização.”

Entre as principais propostas de investimentos, a Secultur prevê construção de pórtico com central de atendimento ao turista; recuperação e reforma do Parque do Engenho, do Parque Histórico e do Jardim Botânico; modernização do Parque do Imigrante para receber eventos; recuperar a sinalização turística; e aplicar o Plano Norteador do Parque Linear Piraí e do Parque Santo Antônio.

Apontamentos do estudo

– Falta de conhecimento e habilidades empresariais de grande parcela dos empreendedores.
– Pouca diversidade de atrativos estruturados para receber turistas.
– Falta política de preços e atrativos nos fins de semana.
– Estabelecimentos sem estrutura de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
– Falta de roteiros organizados que incluam transporte, comida e visitação aos atrativos.
– Pouca divulgação do município como destino turístico em âmbito nacional.
– Pouca ligação da comunidade local com os atrativos.
– Desvalorização do Centro Histórico de Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais